Quando começou a articular a criação de uma associação de vereadores no Espírito Santo, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) fez uma provocação. “Os prefeitos têm uma associação, chamada Amunes, da qual já fui dirigente. Os vereadores capixabas tentaram por várias vezes criar uma associação própria, mas a ideia nunca vingou. Agora, com esta mobilização iniciada aqui no norte do Estado, nós vamos conseguir alavancar esta instituição, que dará mais força aos vereadores em suas reivindicações”.
A afirmação do deputado foi registrada no jornal Folha do ES, em junho passado, durante o 4º Encontro de Vereadores do norte e noroeste do Estado, realizado em Nova Venécia, que contou com a participação de mais de 40 parlamentares de 11 municípios da região. O objetivo do grupo puxado por Ednivaldo era criar a Casa do Vereador – um espaço físico que funcionaroa dentro da Assembleia Legislativa.
Depois dessa reunião vieram outras e o compromisso de se realizar uma sessão especial na Assembleia sobre o tema, com transmissão da TV Ales. A prometida sessão aconteceu nesta quinta-feira (13), o Movimento de Integração das Câmaras Municipais Capixabas, que também discutiu os problemas da economia, reuniu vereadores de mais de 30 câmaras nesta na Assembleia.
Durante o evento, o deputado Enivaldo dos Anjos, idealizador da proposta, criticou a submissão dos legislativos municipais aos prefeitos. Ele disse que são os prefeitos que deveriam ser submissos ao legislativo. “Somos nós que fazemos as leis e que aprovamos os orçamentos deles. Agora, se você dá 50%, 70% de suplementação para o prefeito, ele vai te procurar para quê?”, provocou Enivaldo.
A sessão, com mais de quatro horas de duração, abriu espaços para pelo menos 20 vereadores exporem os problemas da municipalidade. Todos eles fizeram questão de elogiar a iniciativa do deputado Enivaldo.
O vereador Rodrigo Enfermeiro (PSB), de Cachoeiro do Itapemirim, reclamou das condições da saúde no município sulista. “O 190 foi retirado e, hoje, somos atendidos por policiais que não conhecem a cidade, o que provoca muitos atrasos no atendimento de ocorrências, o que pode até custar vidas”, advertiu.
A vereadora Elza (PMN), de Mantenópolis, elogiou a criação da Casa do Vereador na Assembleia, que reputou de enorme importância para o desempenho do trabalho dos vereadores quando estiverem na Capital.
O vereador Carlim da Dengue, de Barra de São Francisco, um dos idealizadores do movimento, fez rasgados elogios ao deputado Enivaldo dos Anjos e reivindicou várias obras para a região de Barra de São Francisco.
Nesta primeira sessão especial foram convidados para falar aos vereadores o conselheiro do Tribunal de Contas (TCES), Rodrigo Chamoun, o presidente do Bandes, Luiz Paulo Veloso Lucas e o subsecretário estadual da Fazenda, Bruno Negris, que abordaram a conjuntura econômica do País. Também estiveram presentes as deputadas estaduais Janete Sá (PMN) e Raquel Lessa (SD), além do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD), do ex-deputado Vandinho Leite e do secretário de Meio Ambiente de Vitória, Max da Mata (PSD).
A próxima reunião dos vereadores acontece no dia 1º de outubro às 14h.