Fotos: Leonardo Sá/ Porã
Estudantes de várias escolas de Vitória fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (19) na Capital. Eles pediam a retirada de pauta do projeto de lei que implanta a Escola Viva no Estado. O grupo de cerca de 500 pessoas seguiu em passeata do Colégio Estadual até a sede da Secretaria de Educação, na Praia do Suá, mas os estudantes não foram recebidos pelo secretário Haroldo Rocha, que não estava no prédio no momento da manifestação.
Segundo a diretora de Grêmio da União de Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (UESES) Andressa Eulália, o protesto não é contra o projeto e sim contra a forma como está sendo implantado no Estado. Na última terça-feira (17), os estudantes estiveram presentes na audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia para a discussão do projeto que seria votado em regime de urgência no mesmo dia.
Depois de muita pressão dos estudantes e professores presentes na audiência, um acordo entre os presidentes de comissões permanentes da Assembleia suspendeu a votação, mas não retirou a urgência.
A ideia da manifestação é pressionar para que os deputados retirem o projeto de pauta e os pontos controversos da matéria sejam discutidos de forma ampla. Para a estudante, a discussão sobre a “escolha” do aluno em aderir ao projeto ou ser remanejada é o ponto que mais incomoda, pois suscita um projeto seletista. “Não é uma questão de escolha, o aluno não trabalha porque ele quer, ele precisa”, disse.
A discussão sobre a empresa contratada para gerir o projeto, o Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE-Brasil) também deve ser aprofundada. “O governo não está preocupado com a nossa educação e sim em atender uma empresa privada”, disse.
Embora não tenham sido recebidos pelo secretário de Educação, os protestos vão continuar se o projeto não for rediscutido com a sociedade. A possibilidade de ocupar a sede da Sedu também não está descartada.
Participaram da manifestação desta quarta, alunos do Colégio Estadual, da Escola Maria Ortiz e Gomes Cardin, no Centro de Vitória, além dos estudantes da Escola Fernando Duarte Rabelo, na Praia de Santa Helena.
Pelo Facebook, o governador Paulo Hartung na tarde desta quinta-feira (19) anunciou que o líder do governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PV), retirou o projeto da tramitação em regime de urgência. “Entendo que, com a ampliação desse diálogo, o conteúdo da proposta pode ser compreendido em sua plenitude e receber contribuições”, escreveu o governador.