Governador Renato Casagrande, candidato à reeleição, votou na manhã deste domingo e se mostrou confiante na vitória
O governador Renato Casagrande (PSB), que almeja a reeleição este ano, votou na manhã deste domingo (30) na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. O candidato se mostrou confiante em um resultado favorável nas urnas. “Esperamos chegar com um bom resultado ao final do dia para continuarmos fazendo boas coisas para este Estado e para unir o Espírito Santo. Está tudo entregue nas mãos de Deus e dos capixabas”, destacou.
Casagrande chegou acompanhado de sua esposa, Virgínia Casagrande. Na escola, ele encontrou com o candidato a vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB); o deputado federal eleito, Gilson Daniel (Podemos); a deputada estadual reeleita, Janete de Sá (PSB), e os deputados estaduais eleitos, Tyago Hoffmann (PSB) e Denninho Silva (União). Também estavam presentes o secretário estadual de Controle e Transparência, Edmar Camata; e a ex-secretária de Turismo, Lenise Loureiro (Cidadania).
“Fizemos um governo realizador, apresentamos propostas para avançarmos ainda mais. Fizemos uma campanha pra cima, bem feita, propositiva. Agora é aguardar a decisão dos capixabas. Tendo um resultado positivo vamos continuar com esse trabalho dedicado para todos os capixabas”, acrescentou Casagrande.
Em um ambiente com muito verde e amarelo, mas também com muitas pessoas com o adesivo de sua campanha, assim que chegou, Casagrande recebeu jornalistas para uma breve coletiva de imprensa e tirou fotos com eleitores que solicitaram. Aparentando tranquilidade, esperou cerca de 15 minutos na fila para votar, acompanhado da esposa, enquanto comia pipoca.
No primeiro turno, a campanha do governador resolveu focar em obras, realizações de sua gestão, e na “frente ampla” que conseguiu formar em torno do palanque, reunindo 11 partidos e lideranças de diferentes ideologias políticas, além de tentar se manter distante da disputa nacional, para evitar os efeitos da polarização em campo local. Mas a expectativa de conquistar logo a reeleição não se confirmou. Casagrande obteve 46,94% dos votos, enquanto Manato (PL), que disputa o segundo turno com ele, 38,48%.
O resultado exigiu uma mudança de estratégia, com foco, no segundo turno, em questões que desgastam a imagem de Manato, como divulgação do período em que ele fez parte da organização criminosa Scuderie Le Cocq, acusação de participação, como coordenador, da greve da Polícia Militar de 2017, e de omissão em caso de agressão à mulher, envolvendo um de seus assessores.
Aliados de Casagrande também lideraram uma campanha para descolar a disputa presidencial da estadual, defendendo o voto casado no governador e no presidente Jair Bolsonaro (PL), mais votado no Espírito Santo no primeiro turno. O PSB está coligado com o PT, de Lula, mas a atuação de Casagrande nesse sentido se limitou a declarar voto ao candidato petista.
Depois da divulgação, nos últimos dias, de diferentes pesquisas, favoráveis tanto a um quanto a outro candidato, na noite desse sábado (29), véspera do pleito, o Ipec/Rede Gazeta mostrou empate técnico entre Casagrande e Manato. O primeiro aparece com 53% dos votos válidos, contra 47% do bolsonarista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
‘Segundo turno não foi surpresa para mim’, afirma Manato
https://www.seculodiario.com.br/politica/segundo-turno-nao-foi-surpresa-pra-mim-diz-manato