sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.5 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

Ferraço confirma secretariado em Cachoeiro e mudança nos vereadores

Renata Fiório será a nova secretária de Saúde, abrindo espaço para suplente do PP

Renata Fiório durante anúncio do secretariado. Foto: Divulgação

Theodorico Ferraço (PP), prefeito eleito para o quinto mandato em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, anunciou oficialmente a nova composição do secretariado municipal nessa quinta-feira (12). A lista apresentada com 20 nomes confirma a maior parte das especulações que vinham sendo feitas nos bastidores.

Renata Fiório (PP), única mulher e única candidata da coligação de Ferraço eleita para a Câmara de Vereadores, será a nova secretária de Saúde. Advogada há 24 anos, ela é pós-graduada em Direito Civil. Teve um mandato como vereadora, de 2017 a 2020, e foi candidata a prefeita em 2020.

Ao assumir a secretaria, Renata abrirá espaço para que o produtor agropecuário José Luiz Calegário, o Galo, assuma uma cadeira no parlamento. Primeiro suplente do Progressistas (PP) com apenas 460 votos, Galo foi apoiado nas eleições por Zezé da Cofril, vice-presidente do PP e pai de Júnior Corrêa (Novo), o vice-prefeito eleito.

Outro destaque é o anúncio de Fabrício Ferreira Soares, mais conhecido como Fabrício do Zumbi, como novo secretário de Interior – ele havia negado a articulação com a gestão de Ferraço no último dia 4 de dezembro. Presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Cachoeiro, Fabrício é servidor público desde 1999 e tem formação em Gestão Pública. Ele já foi secretário municipal em outras gestões e ocupou cargos na administração do atual prefeito, Victor Coelho (PSB).

Havia a possibilidade de um dos quatro vereadores eleitos pelo PDT em Cachoeiro assumir uma secretaria municipal, abrindo espaço para que o suplente da sigla, o parlamentar derrotado Diogo Lube, permanecesse na Câmara. Essa possibilidade não se concretizou, mas o apoio da sigla a Ferraço está garantido.

“O PDT, com certeza, vai ser base do governo Ferraço, não temos dúvida disso, porque não é ideia do PDT ser oposição a governo nenhum, ainda mais um governo progressista, como costuma ser o governo do Ferraço”, declarou Fabrício, após contato de Século Diário no último dia 4.

Divulgação

Já Fernando Moura, secretário de Governo de Marataízes e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Cachoeiro, assumirá a Controladoria-Geral do Município (CGM), e não a Secretaria Municipal de Governo, como se especulava.

De todo modo, com o acolhimento do PSDB e do PDT no secretariado, Ferraço dá um passo importante para garantir o apoio de, pelo menos, nove dos 19 vereadores cachoeirenses, sendo oito dessas duas siglas e mais o parlamentar do PP.

“Nosso objetivo é fortalecer a cidade, sempre com foco no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida de nossa população. Temos uma equipe qualificada e comprometida, e tenho plena confiança de que, com a colaboração de todos, conseguiremos avançar nas diversas áreas da administração municipal”, afirmou Ferraço.

Norma e o gerente-geral

A esposa de Ferraço, Norma Ayub (PP), também foi confirmada como nova secretária de Desenvolvimento Social, como o próprio prefeito já havia sinalizado. Ela ocupou a mesma secretaria de Desenvolvimento Social na última gestão de Ferraço na prefeitura (2001-2004).

Ex-prefeita de Itapemirim e ex-deputada federal, Norma poderá ser candidata a deputada estadual em 2026, para garantir a permanência do grupo político de Ferraço na Assembleia Legislativa.

O vice-prefeito eleito também foi confirmado como gerente-geral da Prefeitura de Cachoeiro, novo cargo a ser criado pela gestão que lhe dará papel de “supersecretário”. Ferraço já havia anunciado a novidade logo após o resultado da eleição, em outubro.

Velhos conhecidos e derrotados

O prefeito eleito também não abriu mão de aliados de longa data que já participaram de suas gestões anteriores. O principal deles é Eliseu Vargas, consultor contábil e professor universitário, que assumirá a Secretaria Municipal de Fazenda, pasta que também comandou no último mandato de Ferraço (2001-2004). Vargas é o coordenador da equipe de transição de governo.

José Santiago de Lima, outro aliado de longa data que está na equipe de Transição, foi confirmado como secretário de Obras. Engenheiro civil, ele atuou como secretário da mesma pasta no primeiro mandato do prefeito Victor Coelho.

Candidatos a vereador que foram derrotados nas eleições deste ano também serão acolhidos no novo secretariado. Esse é o caso do empresário Amós Marcelino (PL), que ficará responsável pela Secretaria Municipal de Administração; da pedagoga Celeida Chamão (PP), nova secretária de Educação; da dentista Larissa Patrão (Novo), secretária de Cultura e Turismo; do radialista Parraro Scherrer (MDB), que assumirá a Secretaria de Direitos Humanos; e do engenheiro agrônomo Rogério Ribeiro (Novo), que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Confira a relação completa de quem ocupará o primeiro escalão da Prefeitura de Cachoeiro:

– Eliseu Vargas – Secretaria Municipal da Fazenda

– Celeida Chamao de Medeiros – Secretaria Municipal de Educação

– Fabrício Ferreira Soares – Secretaria Municipal de Interior

– Jean Cypriano – Secretaria de Desenvolvimento Econômico

– Gustavo Moulin – Procuradoria-Geral do Município

– Danielly Brandão Távora – Presidência do Instituto de Previdência de Cachoeiro (Ipaci)

– Clayton Siqueira – Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito

– Amós Marcelino – Secretaria Municipal de Administração

– José Santiago – Secretaria Municipal de Obras

– Vera Maia – Secretaria Executiva de Comunicação

– Parraro Scherrer – Secretaria Municipal de Direitos Humanos

– Ary Moreira – Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços

– Rogério Ribeiro – Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

– Fernando Moura – Controladoria-Geral do Município

– Norma Ayub – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

– Edson Januário – Secretaria Municipal de Governo e Planejamento e/ou Secretário Executivo de Relações Institucionais

– Mauro Sá – Secretaria Municipal de Transportes e também a Secretaria de Agricultura

– Larissa Patrão – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

– Renata Fiório – Secretaria Municipal de Saúde

– Júnior Corrêa – Gerência-Geral

Mais Lidas