sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Filiações de Jorge Silva e Messias Donato reforçam articulação do Republicanos

Jorge Silva possui reduto eleitoral no norte do Estado e surge como peça importante na campanha de Erick Musso

Erick Musso e Dr.Jorge na assinatura da ficha de filiação ao Republicanos. Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Jorge Silva e o secretário de governo de Cariacica, Messias Donato, são mais dois nomes que se filiaram ao Republicanos para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Os dois reforçam a campanha do deputado Erick Musso ao governo do Estado, no fechamento do prazo de definições partidárias, que será encerrado neste sábado (2).

Com atuação no norte do Estado, Dr. Jorge, como é conhecido, foi reeleito deputado federal em 2014, com 69,8 mil votos, depois de exercer o cargo de vereador em São Mateus e secretário de Saúde do município. Na época, rejeitou disputar a prefeitura, abrindo espaço para o atual ocupante do cargo, Daniel da Açaí (sem partido). 

Possui base política na região decorrente de trabalhos voltados para as áreas de saúde, combate às drogas e ao trabalho infantil e defesa dos idosos. Sua ida para o Republicanos é parte do esforço do deputado Erick Musso, a fim de  garantir pontuação nas pesquisas e, assim,  manter a candidatura à sucessão do governador Renato Casagrande (PSB).  

Messias Donato, auxiliar mais próximo do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), foi vereador de 2013 a 2016, e segundo presidente da Mesa Diretora no biênio 2015-2016. Donato também foi um dos coordenadores de campanha de Euclério.

Tanto Dr.Jorge quanto Messias Donato já presidiram o Solidariedade, partido que acabam de deixar para compor com o Republicanos.

Calendário

O final desta semana marca algumas datas importantes do calendário eleitoral, com prazos que devem ser observados por candidatos e partidos que pretendem concorrer nas eleições 2022. A janela partidária – período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer sem perder o mandato – termina nesta sexta-feira (1º).

Já no sábado (2), a exatamente seis meses das eleições – marcadas para o dia 2 de outubro – se encerra o prazo para a desincompatibilização de quem pretende disputar e ocupa cargo público; e também é a data limite para que todas as eventuais candidaturas estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.

Ainda em 2 de abril, vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o dia-limite para que candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.

Mais Lidas