sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Fim de campanha: urnas são testadas e candidatos participam de caminhadas

Urnas eletrônicas passarão por auditoria, para demonstrar a confiabilidade e transparência do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza neste sábado (29) o sorteio das urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria no domingo, dia do segundo turno das eleições. A medida é uma forma de demonstrar a credibilidade e transparência do processo eleitoral, que escolherá o presidente da República e o governador do Espírito Santo e de mais 11 estados brasileiros. No Estado, 2,9 milhões eleitores estão aptos a votar, incluindo os que não compareceram no primeiro turno, mesmo que não tenham justificado a ausência.

Os dois candidatos ao governo programaram para o último dia da campanha eleitoral, neste sábado, encontro com lideranças e caminhadas para manter contato com eleitorado. Carlos Manato (PL), concorrente apoiado por Bolsonaro, percorre feiras livres em Vitória e Vila Velha, e São Mateus, no norte do Estado, colado ao nome do presidente.

Já o governador Renato Casagrande (PSB) encerra a campanha com caminhada na Grande Vitória e descolado de Lula, candidato à Presidência pelo PT, dentro da estratégia de não perder os votos bolsonaristas do Estado, que formaram a maioria no primeiro turno na disputa presidencial, e de manter a ampla aliança formada em torno do seu palanque, incluindo aliados do presidente, prefeitos, deputados e vereadores, bem acima da coligação PSB-PT. Uma situação que o leva a declarar seu voto no candidato petista e, ao mesmo tempo, pedir votos para Bolsonaro em alguns municípios.

No PT, a militância programou para este sábado “bandeiraços” e “adesivaços” de Lula em vários municípios. A estratégia se encaixa na linha nacional da campanha de Lula, de ocupar as ruas a fim de motivar a população. Além da Grande Vitória, haverá ações, já confirmadas, em Ibiraçu, Aracruz, Conceição da Barra, Ponto Belo, Ibatiba e Barra de São Francisco.

Urnas

No procedimento do TRE-ES, 25 urnas eletrônicas passarão por auditoria no Espírito Santo, sendo as 18 primeiras submetidas ao teste de integridade; duas ao projeto piloto (teste de integridade com biometria); três ao teste de autenticidade dos sistemas eleitorais; e duas a uma eventual auditoria futura. No dia da eleição, o teste de integridade acontecerá durante o horário de votação, das 8h às 17 horas.

O teste de integridade simula, em ambiente controlado, o procedimento normal de uma votação na seção eleitoral, com a participação de servidores do Tribunal e de outros órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, sendo, também, acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras. Serve para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os resultados obtidos no boletim de urna, ao final da simulação.

Na véspera das eleições, 18 seções eleitorais – sendo uma por zona eleitoral – são selecionadas, mediante indicação das entidades fiscalizadoras, em cerimônia pública realizada na véspera do pleito, na presença de representante do Ministério Público Eleitoral, de auditores externos e demais interessados.

As urnas selecionadas são separadas pela zona eleitoral, transportadas até a sede do Tribunal e entregues, lacradas, à equipe do TRE-ES para serem auditadas. O órgão providencia o transporte das urnas selecionadas, da zona eleitoral até sua sede e, de sábado para domingo, ficam protegidas e guardadas no ambiente em que será realizada a auditoria, sob a guarda da Polícia Federal.

O teste envolve um conferente, que retira a cédula da urna de lona, numera e mostra o voto aos fiscais presentes; dois digitadores, que digitam os votos da cédula em um computador com um sistema próprio, que contabiliza os votos e imprime o espelho do voto; um habilitador, para possibilitar ao eleitor votar na urna; e um votador, pessoa que atua como eleitor na urna eletrônica. O processo é filmado e transmitido em tempo real pela internet, no canal oficial do TRE-ES no YouTube. 

Ao final, o total de votos digitados na urna, cujo registro consta do Boletim de Urna, deve ser exatamente o mesmo da soma dos votos das cédulas de papel digitadas no sistema de apoio informatizado e com a soma manual dos auditores externos.

Mais Lidas