Vinte e cinco urnas eletrônicas passarão por auditoria no Estado, sendo as 18 primeiras submetidas ao teste de integridade
Para garantir segurança no processo de votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizará testes contínuos de integridade nas urnas eletrônicas durante todo o pleito do dia 2 de outubro, das 8h às 17 horas. No sábado (1º) que antecede o pleito, a partir das 9 horas, no plenário do TRE-ES, as entidades fiscalizadoras poderão indicar uma seção para auditoria, e caso não seja atingido o número total, a escolha do restante passará por sorteio.
Neste ano, 25 urnas eletrônicas passarão por auditoria no Espírito Santo, sendo as 18 primeiras submetidas ao teste de integridade; duas ao projeto piloto (teste de integridade com biometria); três ao teste de autenticidade dos sistemas eleitorais; e duas a uma eventual auditoria futura.
Nessa quinta-feira (22), representantes de entidades fiscalizadoras das eleições 2022 participaram de uma reunião preparatória promovida pela Comissão de Auditoria, sob a coordenação da juíza Cláudia Vieira de Oliveira Araújo.
O encontro teve como objetivo explicar aos participantes os procedimentos da auditoria e a definição de parâmetros para a escolha das urnas eletrônicas que serão fiscalizadas nas Eleições 2022. Participaram representantes de partidos políticos, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Assembleia Legislativa e servidores da Justiça Eleitoral.
As entidades fiscalizadoras são apontadas no Artigo 6º, da Resolução TSE nº 23.673/2021, como tendo legitimidade para acompanhar e fiscalizar, junto ao TSE e aos TREs, todas as etapas de desenvolvimento, aperfeiçoamento e implementação dos programas de computador que compõem o sistema de captação, processamento e totalização dos votos dos eleitores brasileiros.