PSD, partido do deputado Fabrício Gandini, ficou de fora dos apoios a Luiz Paulo em Vitória
A abertura do calendário das convenções partidárias para as eleições de 6 de outubro na Grande Vitória, neste sábado (20) e que vai até 5 de agosto, quando serão oficializados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, registrou algumas surpresas, duas das quais chamaram mais a atenção do mercado político. Após a definição dos nomes, os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.
Uma das surpresas foi a ausência do deputado Fabrício Gandini (PSD) no evento do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, em Vitória; a segunda, a declaração do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), que, se reeleito, não disputará o governo do Estado em 2026. Com essa afirmação, ele reforça a aliança e se junta aos projetos do governador Renato Casagrande (PSB), assumindo o compromisso de cumprir o novo mandato até o fim.
Gandini era integrante do grupo que foi formado há dois meses, como uma frente de terceira via para enfrentar o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e teve o nome rejeitado para entrar na disputa. A ausência do deputado no evento engrossa os comentários de que o PSD estaria se deslocando para aliança com o atual prefeito, como passou a se movimentar o presidente estadual da legenda, Renzo Vasconcelos.
No painel em cima do palco apareciam as logomarcas do PSDB, Cidadania, PSB, União Brasil e PMB, partidos que apoiam Luiz Paulo. O tucano confirmou, na vaga de vice, o advogado Victor Ricciardi, presidente municipal do União Brasil.
Em Vila Velha, ao contrário do que se esperava, o nome do vice não foi anunciado. A torcida levou até faixa paras defender a indicação do presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lorenzutti (MDB), que disputa com Cael Linhalis, do PSB, partido do governador Renato Casagrande, que não encontra acolhida na base da legenda no município.
Arnaldinho tem apoio de 10 partidos, presentes à convenção, além do Podemos: PSD, Republicanos, União Brasil, MDB, PDT, PRD, DC, Agir, PMB, Novo.
Neste domingo (21), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), pré-candidato à reeleição, promove a convenção reunindo 15 partidos: PSB, PP, Republicanos, Podemos, União Brasil, PDT, PSD, PSDB/Cidadania, Novo, PMB, Agir, PRD e Solidariedade. Ele também deverá confirmar como vice a ex-secretária de Governo e Recursos Humanos Shymenne Benevicto de Castro (PSB).
No mesmo dia, em Vitória, a deputada estadual Camila Valadão realiza convenção para formalizar sua candidatura à Prefeitura de Vitória pelo Psol, federado com a Rede de Sustentabilidade, que indicou Macaciel Breda na vice, conhecido aliado de Renato Casagrande.