quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Gedson Merizio poderá ser vice de Zé Preto nas eleições em Guarapari

Os dois pré-candidatos a prefeito apoiam o governo estadual e tem dialogado para formar uma aliança

Redes Sociais

O deputado estadual Zé Preto (PP) lançará oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Guarapari, na região metropolitana do Estado, em evento no auditório do Sesc do município nesta quinta-feira (27), a partir das 19h. Não deverá ocorrer a apresentação de seu pré-candidato a vice-prefeito mas já existe uma pessoa bem encaminhada para compor a chapa: Gedson Merizio (Podemos).

Merizio deixou seu cargo como subsecretário de Inteligência e Inovação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) no início deste mês de junho, justamente para se concentrar em sua pré-candidatura a prefeito. Ex-vereador, ele concorreu à prefeitura em 2020 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando em terceiro lugar, com 10,4 mil votos.

Em 2022, já pelo Podemos, disputou uma cadeira como deputado federal e foi escolhido por 8,7 mil eleitores. Não foi eleito, mas, do total de seus votos, 7,7 mil saíram de Guarapari, o maior volume recebido por um candidato à Câmara Federal no município. Sua articulação atual com Zé Preto está em sintonia com os planos do governador Renato Casagrande (PSB).

“Estamos conversando sim, porque somos todos da base do governo, então é mais do que natural nós estarmos conversando. As conversas acontecem já há um bom tempo, e estão muito bem encaminhadas”, afirma Gedson Merizio, que faz uma ressalva. “Na política, a gente sabe que nós dormimos de um jeito e amanhecemos de outro, as coisas mudam completamente. Então, esse é o cuidado. Definição, de fato, só nas convenções. Mas estamos com projeto consolidado. Entre eu e Zé, as coisas estão caminhando muito bem”, completa.

Zé Preto foi eleito em 2022 com 15,9 mil votos, sendo 12,2 mil somente na cidade que lhe serve de reduto, e também já havia cumprido dois mandatos como vereador. Na época, estava no Partido Liberal (PL), mas o seu apoio ao governador gerou embates internos dentro da sigla. Com as portas fechadas no PL, ele migrou para o Progressistas (PP) no início do ano após pedido na Justiça.

Com a aliança entre Merizio e Zé Preto, a tendência é que Ted Conti (PSB), outro pré-candidato a prefeito de Guarapari que apoia Casagrande, se retire da disputa. Mais conhecido por sua carreira no telejornalismo, Conti foi o terceiro deputado federal mais votado do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2018, com 42,5 mil votos, ficando na suplência. Ele assumiu a cadeira com a ida de Paulo Foletto para a Secretaria de Estado da Agricultura.

Nas eleições de 2022, já fora da Câmara, devido ao retorno de Foletto ao cargo, ele obteve 11,2 mil votos e não conseguiu se eleger. Do total que conseguiu nas urnas, 2,3 mil votos saíram de Guarapari. Conti deixou este mês o cargo de subsecretário de Articulação de Políticas Intersetoriais da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e, apesar de ter indicado que estaria com Merizio nas eleições deste ano, ainda não desistiu da pré-candidatura.

“Só vamos definir sobre retirada ou não nas convenções. Nosso acordo, como base do governo, é que cada um faz sua campanha até as convenções. Precisamos fazer uma rodada de conversa, mas com pesquisa na mão”, assegura Ted Conti.

Cenário eleitoral

O atual prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PSDB), que não poderá concorrer à reeleição, anunciou em março uma chapa completa para representar a sua administração na disputa majoritária: os ex-secretários municipais Emanuel Vieira (União), da pasta de Obras, como pré-candidato a prefeito, e Tamili Mardegam (PSDB), da Secretaria de Educação, como vice. A chapa surgiu de um acordo entre Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), União Brasil e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Sem Zé Preto, o PL indicou o também deputado estadual Danilo Bahiense como pré-candidato a prefeito de Guarapari. A aposta em Bahiense se dá de acordo com a estratégia do Partido Liberal, liderado no Estado pelo senador Magno Malta, de ter o maior número possível de candidaturas da sigla na disputa majoritária nos municípios capixabas.

Na “Frente Guarapari que Queremos”, que reúne partidos progressistas, são apontados como pré-candidatos: José Amaral (Psol), investigador da Policial Civil e professor de História; Oylas Pereira (PT), ex-vereador, policial civil aposentado e liderança comunitária; Zazá (PV), ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica e vereador eleito em 2016 e 2020 – foi cassado em 2023 por desrespeito à cota de gênero por parte de seu então partido, o Podemos – e o próprio Ted Conti.

Da Câmara de Vereadores, duas figuras têm se apresentado como pré-candidatos para a disputa majoritária deste ano: Rodrigo Borges (Republicanos), opositor de Edson Magalhães, e Wendel Lima (MDB), presidente da Casa.

Mais Lidas