Com cerca de 45 mil habitantes, Barra de São Francisco, município do noroeste do Estado conhecido por uma disputa eleitoral sempre polarizada entre grupos históricos, começa a mudar essa característica. Para as eleições do próximo ano, grupos políticos já apontam nomes para concorrer à prefeitura, entre estes o de Marcelo Firmino, que deverá se filiar ao Cidadania.
Para não fugir à regra, no entanto, as eleições de 2020 deverão contar com um integrante do grupo histórico da família do ex-prefeito Edinho Pereira, que polariza com o ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, Enivaldo dos Anjos (PSD). Trata-se do jornalista e comerciante Antonio Henrique Pereira Júnior, o Toninho, irmão de Edinho, estreante na disputa eleitoral, que conversa com o PCdoB e deverá bater o martelo nesta semana.
Outro nome que circula nos meios políticos, mas sem qualquer confirmação, é o do filho do deputado Enivaldo, Giuliano dos Anjos, que já foi deputado estadual e poderá retornar à política. Há alguns anos afastado, Giuliano, eleito vereador duas vezes, em 2000 e 2004, poderá optar pelo PSL ou DEM., onde já esteve filiado.
Já o Sargento Firmino é considerado como uma pessoa de bom trânsito político, levando seu nome a surgir como pré-candidato a prefeito em 2020. Popular e bastante conhecido, vem mantendo contatos com lideranças a fim de viabilizar sua pretensão.
O atual prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, é do PT, e a Câmara de Vereadores é presidida por Juvenal Calixto, do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.