sexta-feira, dezembro 27, 2024
25.5 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 27, 2024
sexta-feira, dezembro 27, 2024

Leia Também:

Hartung se aproxima de Audifax com um olho na Rede e outro em Majeski

O governador Paulo Hartung (PMDB) cumpriu duas agendas esta semana ao lado do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede). A primeira foi na segunda-feira (10), na visita às obras do aeroporto de Vitória e a outra nessa terça-feira (11), na entrega de viaturas para o patrulhamento no município. A agenda institucional repercute nos meios políticos porque o prefeito vinha fazendo movimentos para o processo de 2018, que estariam preocupando o governador.
 
Embora desconverse sobre o tema, Audifax está nos planos da nacional do partido para o próximo ano. A Rede precisa crescer e uma disputa ao governo do Estado, com o prefeito que teve o melhor desempenho entre seus quadros na eleição de 2016, ajudaria o projeto nacional capitaneado pela presidenciável Marina Silva.
 
Paralelamente, os comentários nos meios políticos da possibilidade de saída do deputado estadual Sergio Majeski do PSDB e o assédio de lideranças da Rede ao tucano, que é o maior desafeto político de Hartung na Assembleia, também estariam mexendo com os ânimos no palácio.
 
Outro fator envolvendo a Rede é o fato de o partido também estar em constante diálogo com o grupo que conta com PSB, PPS, PV, PP e outros partidos que poderiam formar um bloco de enfrentamento ao governador em 2018. Hartung estaria se movimentando para esvaziar o bloco, daí a aproximação com Audifax e consequentemente com a Rede.
 
Nas entrelinhas, Hartung passa ainda uma missão quase impossível a Audifax. Ele diz que o prefeito da Serra é capaz de acabar com a “brigalhada”, se referindo ao “Fla X Flu” entre Audifax e o deputado federal Sergio Vidigal (PDT). O cenário dos sonhos de Hartung, é poder, de alguma maneira, poder contar com o apoio dos dois na Serra, para quem nenhuma das lideranças escape para o “outro lado”. 
 
Com esse movimento de se aproximar da Rede, o governador neutralizaria as principais forças do campo eleitoral na disputa, facilitando assim uma possível escalada à reeleição. A fala do prefeito no evento dessa terça-feira foi institucional: “A solenidade de entrega das viaturas simboliza essa parceria importante entre a prefeitura da Serra e o governo do Estado nesse desafio de garantir a segurança pública”, afirmou Audifax. Faltou dizer que essa aproximação também poderia pavimentar o caminho para uma aproximação política.
 
Esse assédio de Hartung ao prefeito da Serra, porém, é uma forma de neutralizar essa iminente aproximação entre Audifax e Majeski. Há cerca de um mês, a Rede tornou público seu desejo de ter o deputado em seus quadros disputando o Senado. Esse flerte deve ter tirado o sono de Hartung. 
 
Se a tentativa de se aproximar de Audifax pode afastar Majeski da Rede, Hartung também tem consciência que o prefeito da Serra é difícil de ser “domado”. Essa independência quase “selvagem” de Audifax é um fator que passa insegurança ao governador, mas, ao mesmo tempo, também deve assustar ainda mais Majeski.

Mais Lidas