Felipe Ayub, para a pasta da Saúde, foi o mais recente nome indicado pelo prefeito eleito Geninho
O município de Itapemirim, no litoral sul do Estado, já conta com 11 nomes oficialmente anunciados como novos secretários municipais a partir de 2025. Desse total, são seis homens e cinco mulheres confirmados na gestão do prefeito eleito, Geninho (PDT).
A pessoa mais recente a ser anunciada foi Felipe Ayub Fernandes, que comandará a Secretaria da Saúde. Assim como Geninho, Felipe é dentista. Servidor público desde 2006, ele é o atual presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Agora como secretário, Felipe terá que superar as turbulências recentes na área da Saúde em Itapemirim. No início deste mês, um grupo de 90 agentes de saúde e endemias protestou contra uma exoneração em massa – um novo processo seletivo para os cargos está em fase de inscrições. Em outubro, o Instituto Vida Salus retomou a gestão do Hospital Materno Infantil Menino Jesus, sete meses após uma polêmica saída, em meio a embates com a gestão do prefeito Dr. Antônio (União).
Além de Felipe, Mônica Pereira Conceição de Mello, mais conhecida como Mônica Quinha, foi outra anunciada nas últimas semanas para o secretariado de Geninho, assumindo a pasta de Turismo. Empresária, Mônica foi candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2020.
Em outubro de 2023, filiados da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em Itapemirim migraram para o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), reclamando da atuação de Mônica, que era a tesoureira do PT. Eles a acusaram de não realizar as prestações de contas das candidaturas, promover filiações sem critério ideológico e não pagar integralmente prestadores de serviço da sua campanha. Marcelo Gobbi, que foi candidato a vereador pelo PT, chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) contra o marido de Mônica, Alberto Mello Silva, por supostamente tê-lo ameaçado.
Outros três nomes foram anunciados como secretários durante este mês de novembro: a advogada Márcia Silva Bitencourt (Administração); o policial militar Sérgio Cardozo Cavalcanti (Esportes); e o também advogado Nilton Cesar Soares Santos (Governo), mais conhecido como Niltinho.
No mês de outubro, sete nomes já haviam sido escolhidos como secretários municipais: a policial militar Acedina Souza (Defesa Social); o motorista Rodrigo de Almeida Silveira (Transportes); Luciano Henriques (Agricultura), ex-secretário e irmão do vereador reeleito Lenildo Henriques (PDT); o pescador Ciel Mota (Pesca), vice-prefeito eleito; a assistente social Suely Lima, esposa do vereador Zé Lima (PDT); a professora Geruza Farias (Educação); e o comerciante Oziel da Cunha Pereira (Regional Itaóca/Itaipava), também conhecido como “Cueca”.