O deputado José Esmeraldo (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia na tarde desta terça-feira (11) para criticar o secretário de Esportes do Estado, o vereador licenciado por Vitória, Max Da Mata (PDT). O deputado afirmou que o secretario estaria usando a pasta para aumentar seu capital político, visando a disputa de deputado estadual em 2018. Por meio de eventos para entregas do programa “Bolsa Atleta” e de kits esportivos, o pedetista tem circulado pelo Estado e ampliado sua imagem.
Para Esmerado, essa prática é desproporcional, já que o secretário, em sua visão, acaba antecipando a disputa ao fazer as entregas. Mas esse tipo de movimentação na Secretaria de Esportes sempre existiu. O que chama atenção é que Da Mata está no cargo há pouco mais de um mês e já se vê em meio a criticas da Assembleia.
Por outro lado, o fato de o secretário ser oriundo da Câmara de Vitória, como vereador de oposição é um problema para a gestão Luciano Rezende (PPS), que tem como vice, o filho de José Esmeraldo, Sérgio Sá (PSB). O deputado alertou o governa Paulo Hartung (PMDB) sobre a irritação do Plenário da Casa com essas movimentações antecipadas. Ele lembrou que o próprio governador tem criticado as movimentações políticas fora de hora. O deputado cobrou uma posição exemplar do governador com relação ao secretário.
O deputado Envialdo dos Anjos também se pronunciou sobre a polêmica. Ele reclamou que os deputados das bases não são convidados para os eventos das secretarias do governo, o que complica a movimentação dos deputados com seus eleitores.
A falta de prestígio dos deputados com a base e o não atendimento das emendas, assim como a falta de diálogo para a tramitação de projetos na Casa, pode complicar ainda mais a relação da Assembleia com o governo. Hoje o número de insatisfeitos no Plenário chega a sete, mais três, e a Assembleia terá um terço de descontentes.