Chapa Lula/Geraldo Alckmin à Presidência da República será lançada oficialmente em São Paulo neste sábado
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto, neste sábado (7), em São Paulo, com a consolidação do nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice, será marcado no Espírito Santo por ações programadas para vários bairros e comunidades, além de uma reunião ampliada no Triplex Vermelho, no Centro de Vitória. A festa petista ocorre no Espírito Santo sem definição dos nomes para o Senado e, também, em meio a articulações para romper as barreiras ao senador Fabiano Contarato na disputa ao governo do Estado.
Nos locais de concentração, será transmitido o evento da capital paulista, que deve reunir cerca de quatro mil pessoas, de acordo com a previsão dos organizadores. A programação nos estados segue a estratégia do Partido dos trabalhadores (PT), por meio de comitês populares, que já se mobilizam para motivar a população para o evento, que será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do partido, entre eles a TVPT. O objetivo é promover a exibição do lançamento em praças, bares, sindicatos e até em reuniões familiares e entre amigos.
Pré-candidato ao governo com o apoio da Executiva Estadual e da militância, Contarato encontra barreira erguida pelo governador Renato Casagrande (PSB), que mira a reeleição, mas, segundo os bastidores, rejeita fazer palanque para Lula. Esse posicionamento repercute na aliança entre o PSB, do qual é secretário-geral, com a chapa Lula/Alckmin. Mesmo assim, o PT no Estado acelera as articulações a favor do senador e prepara o lançamento do projeto “Abrace Contarato”, a fim de reforçar a pré-candidatura.
O senador, que neste sábado estará em São Paulo no lançamento oficial da candidatura de Lula, afirma que “esse é o projeto fundamental do Partido dos Trabalhadores, trata-se de uma luta pelo resgate civilizatório, do bem-estar social e dos valores da democracia no Brasil”, e destaca: “Também estou convicto de nossa pré-candidatura no Espírito Santo. Vamos fortalecer um palanque para Lula e, principalmente, construir um projeto para nosso Estado. Estamos finalizando o planejamento e em breve iniciaremos as plenárias e reuniões em diversos municípios”.
Para o Senado, o partido está dividido entre os professores universitários Célia Tavares e Reinaldo Centoducante, cada um articulado com diferentes correntes internas do partido, que deverão definir o nome em reunião prevista para os próximos dias, provavelmente pela mesma composição de votos dos delegados ao último congresso do partido.
Centoducante ganhou o reforço do ex-deputado estadual Genivaldo Lievore e de Valdir Castiglioni, que retiraram as pré-candidaturas para apoiá-lo, como ele afirma em documento divulgado nesta quinta-feira (5), juntamente com as correntes Alternativa Socialista (AS), Construindo um Novo Brasil (CNB) e Democracia e Participação (Depar).
Acompanhamento
O evento de lançamento da pré-candidatura de Lula será transmitido em telões instalados em eventos públicos programados pelos comitês populares. Nesta quinta-feira já estavam confirmados ações em Jardim da Penha, Praia do Canto e Jardim Camburi, em Vitória, e também na Serra, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado).
A transmissão será feita pelos seguintes canais: Zap, Telegram e Boletim do PT https://contato.pt.org.br/cadastro; TvPT https://www.youtube.com/PTBRASIL; Rádio PT https://radio.pt.org.br/; Casa 13 https://casa13.pt.org.br/; Instagram https://www.instagram.com/ptbrasil/; Facebook https://www.facebook.com/pt.brasil/; Twitter https://twitter.com/ptbrasil; Site do PT https://pt.org.br; App do PT https://app.pt.org.br/.