Números de levantamento que circula nos meios políticos servem de combustível para aquecer a pré-candidatura, ainda não declarada, do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB), ao governo do Estado em 2022. Do mesmo grupo político do deputado federal Amaro Neto e no segundo mandato à frente do legislativo estadual, Musso vem rodando o Estado ampliando suas bases eleitorais.
Segundo os dados que circulam nos bastidores, o deputado federal Amaro Neto lidera a corrida à Prefeitura de Vitória em 2020, seguido dos deputados estaduais Lorenzo Pazolini (sem partido) e Fabrício Gandini (PPS), empatados na segunda colocação.
As articulações desenvolvidas pelo presidente da Assembleia, desde que foi reeleito para o cargo, sinalizam voos mais altos, devendo capacitá-lo eleitoralmente a enfrentar o governador Renato Casagrande em 2022. A partir das eleições municipais, os dois poderão estar juntos, com Erick na disputa ao Senado, ou separados na sucessão ao governo.
Casagrande é candidato natural à reeleição e se movimenta nesse sentido, assim como faz o deputado Erick Musso, que segue a estratégia de seu partido de eleger pelo menos 30 prefeitos em 2020, sendo Vitória o mais influente, por ser a capital do Estado.