quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

??ltimos programas eleitorais são marcados por agradecimentos

O último programa eleitoral dos candidatos ao governo do Estado na noite dessa quarta-feira (1) foi marcado por agradecimentos ao eleitor e mensagens positivas. O clima pesado dos últimos dias foi substituído por leveza nas falas dos candidatos, mas também houve espaço para as últimas alfinetadas entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
 
Em seu programa o ex-governador Paulo Hartung questionou a postura da candidata a presidente Marina Silva, do palanque de Casagrande, destacando a ambiguidade de sua fala, que defende o fim da reeleição, mas pede votos com Casagrande. Uma chamada que ficou solta na propaganda do peemedebista que até então não envolveu a disputa presidencial em seu programa. 
 
Após a queda de Aécio Neves, presidenciável tucano que está em seu palanque, Hartung estaria buscando uma aproximação com a presidente Dilma Rousseff, para em caso de um segundo turno ter uma candidata nacional de peso para enfrentar Marina Silva. 
 
Ainda em seu programa Hartung criticou o PIB do Estado no governo Casagrande e destacou a pesquisa (Gazeta/Futura) divulgada no último fim de semana, que aponta uma eleição em primeiro turno. O último programa, começou da mesma forma do primeiro, contou a história do candidato e terminou com agradecimentos e mensagens positivas. 
 
Casagrande disse que o governo anterior não cumpria seu papel social de gerar oportunidade de pessoas. O governador mostrou os programas implantados e obras inauguradas na gestão do PSB.  
 
Embora tenha apresentado um programa bem mais leve do que os últimos, não faltou espaço para as indiretas contra seu principal adversário. Afirmou que no seu governo tudo foi feito sem denúncia de corrupção, sem desvio e que em momentos de dificuldade,  pediu a ajuda das pessoas. E disparou: “Não transformei a cadeira do governador em trono”, disse.  

 

Roberto Carlos (PT) também aproveitou a última aparição no horário eleitoral para agradecer e pedir votos. Como traçou seu programa de governo na pauta da educação, destacou o trabalho do Programa Universidade Para Todos, que completa 18 anos de existência com curso pré-vestibular gratuito, e que ajudou a cerca de 35 mil estudantes a ingressarem no ensino superior. 
 
Mauro Ribeiro (PCB) e Camila Valadão (Psol) reprisaram programas. Os dois destacaram a necessidade de permanecer na luta por uma sociedade mais democrática para além da eleição. 
 
Senado 
 
Nos últimos programas dos candidatos ao Senado abordagens bem diferentes dos principais nomes na corrida à única vaga a ser ocupada nesta disputa. Rose de Freitas (PMDB), que pode ser a primeira mulher eleita para o cargo no Espírito Santo, falou de valores, contou histórias de quando era criança e pediu votos. Os filhos gravaram vídeos com depoimentos carinhosos para a mãe. 
 
João Coser (PT) também agradeceu o apoio dos eleitores, mas aproveitou o espaço para alfinetar sua principal adversária, Rose de Freitas. Afirmou que fará um mandato “sem mentiras, sem favorecimentos, sem barganha. Vamos fazer a coisa certa”, disse o petista. Coser tem acusado Rose de ser mentirosa, e critica a forma da deputada agir em Brasília buscando recursos os prefeitos que são seus aliados. 
 
Neucimar Fraga (PR) fez um programa emocionante. Além de agradecer o apoio dos eleitores em vários municípios por onde passou em campanha, falou dos momentos difíceis do processo, como a trágica morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos , dias após visitar o Estado. Ele também veiculou um vídeo gravado pelo deputado estadual Glauber Coelho (PSB) dias antes de um acidente que o vitimou em Cachoeiro de Itapemirim, em agosto passado. Neucimar afirmou a morte do deputado foi o momento mais difícil da campanha. 
 
André Moreira (Psol) e Raphael Furtado (PSTU) reprisaram seus programas. Nesta quinta-feira (2) serão veiculados os últimos programas eleitorais dos candidatos a presidente e a deputado federal. Também nesta quinta-feira acontece o último debate presidencial, na Rede Globo. 

Mais Lidas