Ex-prefeitos se reuniram nesta sexta-feira e anunciaram “convergências políticas”
Encontro dos ex-prefeitos de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (Cidadania), nesta sexta-feira (6), em busca de espaço nas eleições de 2024, mexe na articulação do deputado Fabrício Gandini (de saída do Cidadania para o PSD), que no dia 21 de agosto reuniu-se com Luiz Paulo e o deputado Tyago Hoffmann (PSB), tentando sedimentar um grupo para a sucessão na Capital, com a participação do também deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).
Luiz Paulo é o nome do PSDB para Vitória, com o apoio do vice-governador, Ricardo Ferraço, do mesmo partido, que o estimulou a entrar na disputa, depois de afastado da política e de uma derrota para a Câmara dos Deputados. Luciano Rezende deixou a Prefeitura de Vitória em 2020, sem conseguir eleger seu sucessor, o hoje deputado Gandini, que perdeu para o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Nota distribuída pela assessoria de Luiz Paulo afirma que os ex-prefeitos colocam seus nomes à disposição para a disputa em 2024 e aponta “convergências políticas” entre os dois.
Luiz Paulo afirma que conheceu Luciano “no início dos anos 90 e, ao longo dessas três décadas, nós observamos que nossa história tem mais encontros e parcerias do que desencontros. Estivemos unidos a maior parte do tempo. Quando eu fui prefeito de Vitória, Luciano Rezende era vereador, da bancada do PT, junto com Hélio Gualberto. Ambos acabaram deixando o partido para apoiar a minha administração”, afirma.
Ele lembra que Luciano foi secretário de Educação e de Saúde de sua gestão e ganhou seu apoio quando foi candidato a prefeito em 2008. “Apoiei sua reeleição em 2016. Estivemos em campos opostos somente em 2012. Fomos aliados a maior parte do tempo, e entendemos que devemos nos unir numa convergência política na Capital”, reforçou.
Luciano Rezende contestou “análises que descartam a sua candidatura, mas destaca que não será candidato de um projeto pessoal”, e repetiu a relação com o tucano: “Eu e Luiz Paulo conversamos hoje sobre a Capital e o processo eleitoral que se avizinha em 2024. Ele é presidente do PSDB de Vitória. O Cidadania está numa Federação com o PSDB e nós conversamos sobre convergência de ideias, sobre o que nos parece melhor para Vitória. Eu tenho uma relação de quase 30 anos com Luiz Paulo e nessa trajetória nós tivemos muito mais momentos de convergência do que de divergência”.