domingo, dezembro 22, 2024
26 C
Vitória
domingo, dezembro 22, 2024
domingo, dezembro 22, 2024

Leia Também:

Mais um ‘novato’ se lança na disputa à sucessão de Audifax em 2020  

As articulações políticas no município da Serra, maior colégio eleitoral do Espírito Santo, envolvem uma nova liderança junto a movimentos comunitários, ampliando para seis o número de pré-candidatos à sucessão do prefeito Audifax Barcelos (Rede) em 2020. Eben Lúcio de Moraes, o Ebinho, comerciante em Laranjeiras, vem sedimentando seus movimentos em reuniões de casa em casa. 

“Queremos uma nova forma de fazer política, no olho no olho da população”, comenta Ebinho, que ainda não decidiu o partido, mas não esconde pretensões de aceitar convite do Solidariedade, embora esteja conversando com representantes de outras siglas. Ele acredita que poderá surpreender. 

Seus movimentos junto às comunidades chamam a atenção de conhecidas lideranças políticas e se assemelham às ações promovidas pela também “novata”, apesar da experiência em outros cargos públicos, a  ex-vereadora e ex-secretária de Turismo da Serra na gestão Audifax em 2017, Sandra Gomes. Fundadora do projeto Envolva-se, Sandra constrói uma rede de voluntários, a fim de levantar problemas junto aos moradores do município.

Semanalmente, Ebinho promove reuniões em diferentes bairros da Serra, acompanhado de uma equipe de assessores, colhendo informações para “formar um plano de governo com a cara de povo”. Com essas articulações, tem despertado o interesse de partidos ainda com chapa indefinida para 2020.

Além de Ebinho e Sandra Gomes, se apresentam como pré-candidatos à Prefeitura da Serra o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), os deputados estaduais Vandinho Leite (PSDB) Alexandre Xambinho (Rede), e o secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas (PSB).

O deputado federal Amaro Neto (PRB), inicialmente sinalizado como candidato a prefeito da Serra, optou por um caminho diferente e pode concorrer em Vitória no ano que vem, ou ao Senado e ao governo em 2022. Segundo os bastidores políticos, pesou na decisão pesquisa que o coloca em quarto lugar na preferência do eleitorado serrano. 

Mais Lidas