sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Marcelo Santos a um passo de assumir o MDB no Espírito Santo

Presidente da Assembleia é nome forte nas articulações para a saída da ex-senadora Rose de Freitas

Não foi por acaso a viagem a Brasília do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), nessa quarta-feira (12), onde foi ciceroneado pelo amigo, Da Vitória (PP), coordenador da bancada capixaba na Câmara dos Deputados e o novo presidente do PP no Espírito Santo. Com o gesto, expande sua atuação para além das fronteiras do Estado e sedimenta o terreno para assumir a presidência do MDB estadual, desbancando a ex-senadora Rose de Freitas.

O movimento em torno da saída de Rose ganha corpo nos bastidores, que apontam para articulações na alta cúpula do partido, em especial o presidente nacional, Baleia Rossi (SP), impedido de manter contato com Marcelo, na capital federal, por conta de problemas de saúde.

Mas os contatos estão formalizados, afirmam fontes do partido, direcionados pelo deputado Da Vitória, com bom trânsito no MDB e junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), presidente nacional do PP, que acaba de formar um bloco partidário com 175 deputados, que busca atrair o MDB.

Ao confirmar o movimento no MDB estadual, lideranças políticas comentam que a ex-senadora “não tem feito nada pela reestruturação do partido, nem mesmo reuniões”. Ressaltam que a “maioria dos diretórios que resta permanece inerte e no ritmo atual vão sobrar, no máximo, três ou quatro”. As especulações sobre a saída de Rose de Freitas vem de algum tempo e se tornaram mais intensas depois de derrota à reeleição, em outubro de 2022.

Marcelo Santos e Da Vitória articulam, como afirmam lideranças, a formação de alianças com vistas às eleições municipais de 2024 e, também, para trazer para o Espírito Santo debates sobre temas de âmbito nacional, como forma de ampliar a visibilidade do Estado.

Para as eleições, um dos nomes cogitados é o do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (ex-Rede), derrotado na disputa ao governo do Estado, que pretende concorrer à Prefeitura da Serra, seu reduto eleitoral.

Já na pauta nacional, no mês de maio, a Assembleia realizará um debate sobre as alterações no sistema tributário nacional, previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019. A iniciativa é decorrente de uma iniciativa de Marcelo Santos, que participou de agenda de trabalhos em Brasília junto com Da Vitória.

A PEC 45 é uma proposta de reforma tributária que tem como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro, unificando impostos como o ICMS, IPI, PIS e Cofins em um único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

“Fiz o convite ao Da Vitória, que estendeu ao Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que são o autor e relator (respectivamente) da matéria no Congresso Nacional, para que possamos analisar os impactos desse novo texto na economia capixaba”, diz Marcelo.

Agenda

Na Câmara dos Deputados, Marcelo Santos participou de audiência pública do Grupo de Estudos e Debates Estratégicos para avaliar os recentes aumentos nas taxas de juros e seus impactos sobre a dívida pública brasileira.

Na sequência, esteve com o ex-secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, Luiz Cláudio Carvalho, e apresentou o estudo de desburocratização realizado na Assembleia. “Tive a oportunidade de apresentar o estudo que realizamos, ainda na legislatura passada, para desburocratizar o serviço público e coloquei à disposição do Centro de Estudos para contribuir com o trabalho deles”, comentou.

Mais Lidas