quarta-feira, janeiro 22, 2025
29.9 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 22, 2025
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Leia Também:

Marcelo Santos e União Brasil fecham com Casagrande e Ricardo Ferraço

Reafirmação de apoio para 2026 deverá garantir deputado na presidência da Ales

Redes sociais

“União Brasil reafirma compromisso de apoio ao projeto administrativo e político liderado por Renato Casagrande e Ricardo Ferraço em 2026”. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22) pelo deputado estadual Marcelo Santos (União), pelas redes sociais, após reunião em Brasília junto com o governador, o vice-governador e o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda.

Na mesma postagem, foi anunciado o retorno do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, ao União Brasil, de onde saiu em 2023 rumo ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando a sigla ainda era comandada pela ex-senadora Rose de Freitas.

O comprometimento de Marcelo Santos com as pretensões do governo estadual deverão garantir a sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Ales), que passará por escolha de uma nova composição para a Mesa Diretora. Vandinho Leite (PSDB) também vem sendo especulado como possível candidato à presidência da Casa, mas o eleitor de fato é Renato Casagrande, com ampla influência sobre o processo.

Marcelo Santos tem demonstrado fidelidade a Casagrande nas votações dentro da Ales, e continua reafirmando apoio ao governador em postagens nas redes sociais e participações em eventos públicos. No plano eleitoral, porém, nem sempre se alinha às pretensões do governador.

Em 2024, Marcelo Santos apoiou, por exemplo, Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito reeleito de Vitória, adversário de Casagrande e especulado como candidato ao governo do Estado. Também não pegou bem junto ao governo estadual a tentativa do presidente da Ales de tentar tomar o comando do União Brasil capixaba do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

O anúncio desta quarta-feira mostra que Marcelo Santos, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço alinharam os ponteiros de vez e estarão juntos em 2026 – pelo menos essa é a promessa. E agora, Felipe Rigoni, que não apareceu na foto do encontro em Brasília, corre o risco de perder cada vez mais poder na liderança do União Brasil no Estado.

O plano principal da atual gestão do governo estadual é ter Ricardo Ferraço como candidato a governador e Renato Casagrande para o Senado em 2026, conforme eles mesmos explicitaram na última semana. Ricardo, inclusive, deixará a Secretaria de Estado de Desenvolvimento para estar mais presente nas entregas da gestão estadual. Quem assumirá seu lugar é Sérgio Vidigal (PDT), outro cotado como possível candidato ao Governo do Estado.

Mas esse planejamento está condicionado à capacidade de Ferraço de se viabilizar ou não em termos de votos. Resta saber se Marcelo Santos seguirá firme no projeto, independentemente da escolha de Renato Casagrande em 2026.

Euclério de volta e frente ampla

Também é bastante significativo o anúncio da volta de Euclério Sampaio ao União Brasil. O prefeito de Cariacica recebeu uma visita de Ricardo Ferraço e Renato Casagrande no hospital na última semana, onde se recuperava de uma cirurgia para fazer transplante de rim – ele já teve alta.

Euclério deixou o União Brasil em outubro de 2023 por se sentir desprestigiado, conforme se comentava nos bastidores. Agora, retorna à sigla com o aval de Ricardo Ferraço, presidente do MDB estadual, de quem já falou que possui a prioridade na candidatura ao governo estadual.

O União Brasil se fortalece com a presença de um prefeito da Grande Vitória entre seus quadros. Por seu turno, Casagrande e Ricardo somam mais uma sigla na formatação de uma nova frente ampla para a disputa do governo estadual em 2026.

No último dia 8, Casagrande também fez uma troca na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para atender aos desejos do presidente estadual do Progressistas (PP), o deputado Federal Da Vitória, sacrificando inclusive o seu aliado Marcus Vicente. O próximo partido a ser contemplado é o Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel.

Mais Lidas