sábado, janeiro 4, 2025
27.9 C
Vitória
sábado, janeiro 4, 2025
sábado, janeiro 4, 2025

Leia Também:

Marcos Madureira retorna à Assembleia no lugar de Ferraço

Posse do deputado foi efetivada pela Presidência. Já Allan Ferreira reassumirá nesta sexta

O deputado estadual Marcos Madureira (PP) tomou posse na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (2). Ele assumiu a vaga de Theodorico Ferraço (PP), eleito prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e inicia, pela quinta vez, um mandato como parlamentar estadual.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Madureira é engenheiro civil e de operação civil e deu início à sua atuação na vida pública na década de 1980, como diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES). Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, foi presidente da Casa entre 1993 e 1995, e ocupou a cadeira consecutivamente até 2000, quando assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES), onde também exerceu a Presidência entre 2008 e 2009.

Após um período fora da política partidária, Madureira voltou à Assembleia em 2021, como suplente, assumindo a vaga deixada por Lorenzo Pazolini (Republicanos), eleito prefeito de Vitória. Nas eleições de 2022, conquistou 15,8 ml votos, ficando novamente na suplência.

A cerimônia de posse foi realizada no Gabinete da Presidência e conduzida pelo deputado Marcelo Santos (União). O evento contou com a presença de familiares, apoiadores e outros parlamentares.

Ellen Campanharo/Ales

Mais um retorno

Nesta sexta-feira (3), Allan Ferreira (Podemos) também retomará sua cadeira na Assembleia Legislativa com a saída de Lucas Scaramussa, que assumiu a Prefeitura de Linhares, no norte do Estado. Allan cumpriu seu primeiro mandato como deputado estadual após obter 15,1 mil votos nas eleições de 2022.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, o servidor público municipal foi vereador em sua cidade natal, nos períodos de 2017-2020 e 2021-2024. Na Assembleia Legislativa, atuou como presidente da Comissão de Cooperativismo e vice-presidente do colegiado de Turismo.

Lucas S.Costa/Ales

Ele havia perdido o cargo após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que anulou os votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB) por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022. A recontagem alterou a composição da Assembleia, e abriu vaga para o ex-vereador da Serra Fabio Duarte (PP), já empossado, enquanto Ferreira perdeu a cadeira e se tornou primeiro suplente do Podemos.

Com a reconfiguração, Allan Ferreira passou algumas semanas fora do legislativo estadual. A vaga do Podemos seria destinada ao vereador reeleito de Vila Velha, Anadelso Pereira, nomeado nesta quinta-feira secretário municipal de Esporte e Lazer.

Fabio Duarte foi vereador pelo município da Serra entre 2017-2020 e é aliado histórico de Audifax Barcelos, ex-presidente estadual da Rede Sustentabilidade e atualmente também membro do PP. Em 2020, disputou como seu sucessor a Prefeitura da Serra e perdeu para o ex-prefeito, Sergio Vidigal (PDT), no segundo turno.

Em 2022, obteve 13,7 mil votos na disputa à Assembleia Legislativa, e ficou como primeiro suplente da federação Psol/Rede, que elegeu Camila Valadão (Psol). Na eleição municipal de 2024, se empenhou em eleger a esposa, Andréia Duarte (PP) – a “Déia do Fabio -, vereadora da Serra, com êxito. Depois da derrota inesperada de Audifax no primeiro turno, o casal se reposicionou estrategicamente e pediu votos para o grupo político do prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT), afilhado político de Vidigal.

Mais Lidas