sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

MDB formaliza comissão provisória com Ricardo Ferraço na presidência

Para chegar a um consenso em torno do vice-governador, foi necessária a interferência da Nacional do partido

O vice-governador, Ricardo Ferraço, é oficialmente o presidente da comissão provisória do MDB no Espírito Santo, a partir desta quarta-feira (19), três dias depois de deixar o PSDB para se filiar ao partido, como forma de pacificação da crise entre os grupos da ex-senadora Rose de Freitas e do ex-deputado federal Lelo Coimbra. A comissão, registrada na Justiça Eleitoral, terá 90 dias para eleger a o diretório estadual e a comissão executiva.

Para chegar a um consenso, foi necessária a interferência do presidente nacional, deputado federal Baleia Rossi (SP), que liderou a festa de filiação, nessa segunda-feira (16), em Cariacica, com a participação de lideranças de vários municípios, já que a movimentação visa a eleição municipal de 2024 e as eleições gerais de 2026, ano em que Ricardo deverá assumir o governo, com a saída de Renato Casagrande (PSB) para disputar uma vaga no Senado.

Lelo e Rose, que disputavam o comado da legenda, passam a figurar na direção como membros do colegiado, sem muito poder de decisão. Da comissão, fazem parte o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, que saiu do Podemos, que será o secretário-geral, e o de Cariacica, Euclério Sampaio, ex-União Brasil, que passa a ser o tesoureiro. Os demais membros são Edmilson Meireles de Oliveira, prefeito de Irupi, e Jeesala Mayer Coutinho.

O nome de Ricardo Ferraço já fazia parte das articulações da direção nacional do partido desde o agravamento da crise entre os dois grupos e começou a tomar impulso depois de interlocução com o governador Renato Casagrande, segundo o mercado político, ganhando força na votação para eleger a comissão provisória, em 15 de setembro, que terminou em empate.

Mais Lidas