Projeções de fotos de Contararo e Lula em prédios da Grande Vitória, nesta sexta-feira, marcarão o início da pré-campanha
Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo decidiram não esperar o sinal verde da Nacional do partido e preparam ações de pré-campanha do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado. Nesta semana, grupos de ativistas pretendem ampliar os contatos com movimentos sociais e partidos de esquerda e também o volume de postagens em redes sociais.
Para este fim de semana, a pré-campanha de Contarato será lançada em um evento no Sindicato dos Bancários, no sábado ou domingo (28/29), por um grupo de ativistas, que nesta segunda-feira (23) já se mobiliza para adotar os procedimentos necessários, inclusive a comunicação formal à Executiva Estadual, em obediência ao estatuto do PT.
A movimentação começa na noite desta sexta-feira (27), com projeções de fotos de Contarato e do ex-presidente Lula em prédios da região metropolitana da Grande Vitória. A ação está prevista para Vitória, Vila Velha e Serra, que serão visitadas por equipes de arrivistas em veículos com projetores.
“O senador Contarato já foi comunicado, e mesmo que ele não possa comparecer, caso tenha compromissos agendados, a pré-campanha vai ser lançada, pois precisamos colocar o boco na rua”, disse um militante do PT.
A iniciativa conta com o discreto apoio da direção estadual, que aguarda o desfecho das negociações com o PSB em nível nacional, para definir alianças inclusive nos estados. O impasse maior está relacionado ao apoio formal do PSB à pré-candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo, na dependência de o ex-governador Márcia França, do PSB, desistir de concorrer ao mesmo cargo.
A questão, no âmbito local, diz respeito ao governador Renato Casagrande, secretário-geral do PSB e pré-candidato à reeleição, que teria, com Contarato, um concorrente capaz de fazer frente à sua liderança registrada em pesquisas eleitorais. Nos meios políticos, o senador é apontado como o único com probabilidade de crescimento.
A pré-candidatura de Contarato foi lançada em fevereiro, mas logo entrou na dependência das negociações na área nacional. O senador afirmou, à época: “Estou convicto de nossa pré-candidatura no Espírito Santo. Vamos fortalecer um palanque para Lula e, principalmente, construir um projeto para nosso Estado. Estamos finalizando o planejamento e em breve iniciaremos as plenárias e reuniões em diversos municípios”. No entanto, três meses depois, a campanha não deslanchou.
As pressões da militância e também entre dirigentes do partido aumentam, mas, de outro lado, há a preocupação de evitar desgaste ao ex-presidente Lula, líder nas pesquisas eleitorais para a presidência da República e que poderá derrotar Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, as postagens também assumem tom mais incisivo.