Faleceu, nesta segunda-feira (12), aos 89 anos, o ex-deputado estadual e desembargador aposentado Helio Gualberto Vasconcellos. Gualberto ocupou cadeira no Parlamento estadual durante a 12ª legislatura, de 1991 a 1994. Ele também atuou como desembargador do Estado e presidiu o Tribunal de Justiça do Espírito Santo entre 1986 e 1988. O velório é realizado no Cemitério Santo Antônio
Como deputado, Helio Gualberto foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça, membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Saúde, Saneamento e Assistência Social e suplente nas comissões de Finanças e de Cidadania e Direitos Humanos. Na Assembleia Legislativa, o jurista ainda ocupou o cargo de procurador-geral, durante a gestão de César Colnago à frente da presidência da Casa (2005-2006).
Na vida pública, Hélio Gualberto ainda foi vereador pelo município de Vitória (1997-2000), procurador-geral da Prefeitura da capital, durante a segunda gestão de Luiz Paulo Vellozo Lucas (2001-2004), e presidente do Conselho de Ética do governo do Estado em 2011.
Hélio nasceu em 19 de fevereiro de 1929, em Jerônimo Monteiro, então distrito de Alegre, no sul do Estado. Filho de Edson e Maria da Penha Vasconcellos, realizou seus estudos primários e secundários em sua cidade natal, em Muqui e em Cachoeiro de Itapemirim. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Espírito Santo (1953). Ingressou na magistratura estadual em 1957. Também lecionou Direito Processual Civil na Universidade Federal do Espírito Santo.
Era casado com Nilda Moreira Vasconcellos com quem teve quatro filhos: João Gualberto, Luciano, Rita de Cássia e Maria Tereza.