As mulheres são minoria nas eleições 2024 no Espírito Santo, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abrangem as candidaturas majoritárias e proporcionais. Ao todo, são 3,2 mil candidatas, enquanto o número de homens é de 6,7 mil. Em se tratando do recorte de raça, os negros são maioria, já que são 5,6 mil candidatos, enquanto os não negros, 4,3 mil. As mulheres negras totalizam 1,8 mil e as não negras 1,3 mil. Os homens negros somam 3,7 mil, enquanto os não negros são 2,9 mil.
A quantidade reduzida de mulheres candidatas reflete no baixo número de candidaturas femininas às prefeituras. Dos 78 municípios, apenas 17 contam com mulheres concorrendo ao executivo. Ao todo, são 18 pleiteando o cargo de prefeita, já que em Ibiraçu, no norte, há duas candidatas: Milte Barbariol (PL) e Naciene (PP).
Na Grande Vitória, as candidatas à prefeitura são Célia Tavares (PT), em Cariacica; Camila Valadão (Psol), em Vitória; e Luzinete Deolindo (DC), em Viana. No sul, Lana Roppe (Psol), em Atílio Vivácqua; Angélica Baptista (Agir), em Bom Jesus do Norte; Lorena Vasques (PSB), em Cachoeiro de Itapemirim; Claudinha (Psol), em Itapemirim; Vilma Soares (PL), em Muniz Freire. No Caparaó, Criziane Moreno (MDB), em Ibatiba.
No norte e noroeste, as candidatas são Fernanda Milanese (Pode), em Boa Esperança; Renata Marquesine (Psol), em Colatina; Geralda (Psol), em Conceição da Barra; Tia Laureci Gigante do Norte (PL), em Ecoporanga; Professora Zenilza Pauli (PT), em São Mateus; Iracy Baltar (Pode), em Montanha; Mônica Ziviani (PL), em Vila Pavão; e Ana Malacarne (MDB), em São Domingos do Norte; única mulher eleita prefeita em 2020 e que agora busca a reeleição.
Os dados mostram que as mulheres negras são maioria nas eleições para as Câmaras, e não para as prefeituras. Das 18 candidatas ao executivo, 12 se declararam brancas. Renata Marquesini, Tia Laureni e Claudinha se declararam pardas. Geralda, Zenilza e Camilão Valadão se declararam pretas. A soma de pretos e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza a quantidade de negros. Assim, somente seis candidatas a prefeita são negras.
No Espírito Santo, nenhum partido tem um número de mulheres superior ao de homens. Levando em conta a porcentagem, a sigla com maior número de candidatas negras é o Avante, com 16 candidatas que assim se declararam, portanto, 80%, e quatro não negras, ou seja, 20%. O partido com maior porcentagem de não negras é o Cidadania, com quatro, logo, 57,14%, enquanto o de negras é 42,86%, o que corresponde a três.
Quanto aos homens negros, o partido com maior número é o Solidariedade, com 64 candidatos que assim se declararam, o que equivale a 75,3%. Os não negros são 157, totalizando 43,25%. A sigla com a maior quantidade de homens não negros é o PP, com 292, portanto, 50,43%. O total de negros é 287, o que totaliza 49,57%.