Deputado estadual usa o mandato para ampliar sua visibilidade e desgastar o prefeito Sergio Vidigal
O deputado estadual Pablo Muribeca dá a partida em sua pré-candidatura à Prefeitura da Serra no próximo dia 23, às 19 horas, no Centro Comunitário de Laranjeiras, quando marcará a filiação ao Republicanos. O ato é resultado de movimentação iniciada em agosto deste ano, na posse das diretorias da legenda no município, que já apontava para sua saída do Patriota.
Na ocasião, Muribeca se apresentou como o nome do grupo liderado pelo ex-deputado estadual Erick Musso, presidente estadual do partido, na sucessão do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Esse movimento é parte das articulações de blocos de direita que atuam separadamente e receberam novo estímulo com a passagem pelo Espírito Santo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última sexta-feira (11).Além da Serra, também em Viana, outro seguidor do ex-presidente resolveu dar as caras, visado concorrer contra a reeleição do prefeito Wanderson Bueno (Podemos), afilhado político do deputado federal e ex-prefeito Gilson Daniel. Trata-se de Lucas Casagrande, presidente do PL no município, que teria apoio do senador Magno Malta. A decisão foi adotada durante a passagem do ex-presidente na cidade, acompanhado de bolsonaristas conhecidos por comportamentos bizarros, como os deputados federais Gilvan da Federal e Evair de Melo.
Os dois casos, porém, carregam em comum, de acordo com lideranças políticas, barreiras difíceis de serem superadas: a avaliação de Vidigal, na Serra e, de Bueno, em Viana.