Deputado federal deve anunciar nesta quinta-feira a composição desse novo grupo político
O deputado federal Neucimar Fraga deve anunciar nesta quinta-feira (24) sua saída do PSD, legenda na qual ocupa a presidência no Espírito Santo, e a filiação ao PP, numa articulação que inclui o presidente da Executiva Estadual, Marcus Vicente, e os também deputados federais Da Vitória e Evair de Melo. Do grupo, fazem parte, ainda, as deputadas federais Norma Ayub, de saída do União Brasil, Lauriete, que conversa com o PTB, e o deputado estadual Marcos Garcia (PV). A saída de Neucimar já era esperada, por conta de divergências internas sobre a condução do partido.
Essa composição, em andamento na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, esvazia ainda mais as articulações conduzidas pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido, mas atuando no PSD) e o projeto de lançamento do nome do superintendente da Polícia Federal, Eugênio Ricas, como pré-candidato ao governo nas eleições deste ano. Ele vem sendo estimulado pelo ex-governador, que, no entanto, encontra dificuldade de formar chapas competitivas para a disputa.
Paulo Hartung passou a ter influência no PSD a partir de conversas com o presidente nacional, Gilberto Kassab, que chegou a citá-lo como um nome para disputar a Presidência da República, como resultado das articulações do ex-governador relacionadas à terceira via, a fim de acabar com a polarização Lula/Bolsonaro. O projeto, criado por setores do capital financeiro que abandonaram Bolsonaro, não avançou, levando Hartung a voltar à política estadual.
Mas ele encontra impedimentos por conta de sua gestão, concluída em 2018, que lhe rendeu desgastes eleitorais, a partir de uma política de arrocho fiscal e contenção de gastos, gerando, em consequência, índices elevados de insatisfação entre os servidores públicos. Maior exemplo, a greve geral da Polícia Militar, cujos reflexos são sentidos ainda hoje.
“Estamos conversando com o presidente Kassab e devo anunciar essa composição amanhã [24]”, disse Neucimar a Século Diário, ressaltando que, por ser da base de sustentação do governo Bolsonaro, alguns detalhes teriam que ser feitos, a fim de manter essa configuração, considerando que o PP estadual é alinhado ao governador Renato Casagrande (PSB), adversário da gestão federal.
Neucimar afirmou que a pretensão é eleger de três a quatro deputados federais, incluindo ele, Lauriete e Norma Ayub, candidatos à reeleição, e ainda Marcus Vicente, que, além de presidir a legenda, é secretário de Estado de Habitação, Saneamento Desenvolvimento Urbano do governo Casagrande. Da relação constam ainda os nomes do ex-deputado federal Jorge Silva e o ex-vereador de Cariacica Messias Donato, do Solidariedade.
Dá Vitória deve ser confirmado como o nome para o Senado. O deputado estadual Marcos Garcia e Messias Donato são nomes para concorrer à Assembleia Legislativa.