Sábado, 27 Abril 2024

Nome do ex-prefeito Amadeu Boroto agita meios políticos de São Mateus

amadeu_boroto Redes Sociais

A notícia envolvendo o retorno do ex-prefeito de São Mateus Amadeu Boroto à disputa à prefeitura do município em outubro deste ano rompeu como um furacão nos meios políticos, nesta sexta-feira (2). Em especial porque, nos bastidores, ele viria filiado ao MDB, controlado no Estado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, como parte da estratégia do governador Renato Casagrande. Uma reunião já estaria acertada para a próxima terça-feira (6), na sede do partido, em Vitória, para formalizar a filiação.

A se confirmar a entrada de Boroto ao MDB, a pergunta que corre os meios políticos é como ficaria a pré-candidatura do ex-deputado Eustáquio de Freitas (PSB), atualmente na presidência do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES). Aliado de Casagrande, do mesmo partido, com folha de serviços prestados durante seus mandatos na Assembleia Legislativa, Freitas seria colocado entre as prioridades do grupo na chapa para deputado federal de 2026.

Mas a relação de insatisfeitos não para por aí: o nome de Boroto, que já circula em cartazes e nas redes sociais, mexe com filiados antigos do MDB, que criticam a gestão de Ricardo Ferraço na comissão provisória estadual, por manter o mesmo modelo de sua antecessora, a ex-senadora Rose Freitas, que originou a desavença com o ex-deputado federal Lelo Coimbra, que, hoje, está isolado. Ricardo assumiu em outubro de 2023, e, aos poucos, vem afastando emedebistas ligados ao ex-deputado.

Prefeito por dois mandatos, de 2008 a 2016, Boroto foi também candidato derrotado a deputado federal e deixou a prefeitura às voltas com irregularidades nas contas. Essa situação o tornou inelegível, e, em 2019, ele impetrou recurso, ainda não definido, mas, ele pode concorrer, sub judice.

Boroto foi condenado a devolver R$ 823,1 mil aos cofres públicos, decorrente de uma ação  por improbidade administrativa. O então prefeito teria firmado contratos com uma empresa para a construção de calçadas em imóveis particulares de bairros da cidade.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/