O julgamento do processo de cassação do mandato do prefeito de São Mateus Daniel da Açaí (PSDB) e do vice-prefeito José Carlos do Valle Araújo de Barros, o Doutor Zé Carlos (PMDB), foi adiado.
O juiz eleitoral Rodrigo Júdice apresentou na noite desta segunda-feira (9) o parecer contrário à manutenção da decisão de condenação em primeira instância por abuso de poder econômico, além da inelegibilidade por oito anos. O desembargador Samuel Meira Brasil Junior pediu vista do processo, adiando a decisão.
A decisão do relator do processo, juiz Federal Marcus Vinicius de Oliveira Costa, foi pela condenação de Daniel da Açaí e do vice-prefeito Doutor Zé Carlos, apontou que houve abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. O então candidato é acusado de ter distribuído água e caixas d'água à população do município se aproveitando da crise hídrica.
Outros cinco juízes do TRE acompanharam o parecer do relator. Se for mantida essa maioria, o município deve passar por novas eleições. Há a possibilidade de os juízes reconsiderarem o voto, mas as chances são remotas.