O novo secretário da Fazenda do Estado, Bruno Funchal, estará na Assembleia legislativa nesta segunda-feira (20), às 13 horas. O titular da Fazenda participará da audiência pública para demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do último quadrimestre de 2016. O encontro acontece em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Funchal assumiu a pasta no último dia 22 de fevereiro, por isso, a prestação de contas na verdade se refere ao período em que a Sefaz foi gerida por Paulo Roberto Ferreira. Essa foi a primeira mudança na equipe do governador Paulo Hartung (PMDB) para a segunda parte de seu mandato. Paulo Roberto deixou a pasta para assumir a chefia de Gabinete, uma posição mais política.
Funchal assumiu a Sefaz em meio à crise na segurança que, de alguma maneira, é resultado da política de ajuste fiscal do governo do Estado. Quando prestar contas do primeiro quadrimestre do ano, o primeiro sob sua gestão, o secretário deve apresentar um balanço também enxuto. Isso porque Funchal foi escolhido para dar continuidade à política de austeridade do governo.
A ideia é fazer com que o governo chegue ao final de 2017 com um superávit maior do que o apresentado em 2016, que foi de R$ 40 milhões. O governo tenta passar ao mercado político interno e externo, uma imagem de recuperação do Estado, baseado no discurso de campanha do governador, que alega ter encontrado o cofre vazio ao tomar posse em 2015.