sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

​Painéis com ‘Fora Bolsonaro’ tomam a Grande Vitória na visita presidencial

Os cartazes e painéis foram bancados com recursos de pessoas indignadas com o presidente Jair Bolsonaro

Divulgação

Não será só festa de seus seguidores a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Espírito Santo nesta sexta-feira (11). Pelo menos 50 painéis, faixas e cartazes com mensagens de indignação contra a figura do presidente encherão as ruas, praças e avenidas da Grande Vitória e de outras cidades, principalmente São Mateus (norte do Estado), ponto alto da visita, onde ele vai inaugurar um conjunto de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, rebatizado como Casa Verde e Amarela.

A instalação dos painéis, um deles luminoso, que será afixado no bairro Laranjeiras, na Serra, começou nesta segunda-feira (7) em diversos pontos da região metropolitana. As doações, feitas por meio de redes sociais, tiveram início na última semana de maio, por iniciativa de grupos de oposição ao governo. Até agora, já são 15 outdoors do grupo ES em Luta – Impeachment Já, 20 das centrais sindicais e oito de um grupo de professores e alunos universitários.

A ênfase das mensagens envolve o descaso do governo federal no combate à pandemia, inclusive a sabotagem à compra de vacinas, desemprego, fome e a palavra de ordem de “Fora Bolsonaro”.

A indignação aos desmandos do governo Jair Bolsonaro é o motivo principal das pessoas, muitas delas anônimas, que contribuíram pelas redes sociais para garantir a montagem dos painéis que serão afixados na região, durante a rápida visita, a primeira desde que foi eleito, em 2018. A ação nasceu no último dia 27, sem qualquer ligação a movimentos políticos.

“A CPI da Covid [Comissão Parlamentar de Inquérito] me fez sentir injuriada, indignada com o que está acontecendo no Brasil”, conta Ivana de Mingo, mestranda da Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que tomou a iniciativa de reunir algumas pessoas da área para desenvolver a ideia.

Ivana explica que, em apenas três dias, mais de 200 pessoas aceitaram participar da ação, gerando uma arrecadação espontânea de R$ 8 mil, valor que não foi maior porque o grupo pediu para paralisar as doações, considerando que já daria para cobrir as despesas com a produção e fixação dos painéis.

As mensagens a serem colocadas abordam a falta de vacinas, a fome que atinge parte da população, com destaque para o elevado número de mortes provocado pela pandemia da Covid-19, já próximo dos 500 mil. “Não podia ficar parada vendo todo mundo tomando a vacina e a gente não”, diz Ivana, que, com os outros organizadores, teve que superar outros tipos de empecilhos.

Duas empresas que trabalham com outdoors se recusaram a colocar os painéis, com medo de retaliações ou apresentando justificativas da área judicial, perseguição e perda de clientes. Nesta semana, uma terceira empresa aceitou o trabalho e ainda doou mais um painel. As peças serão colocadas nas avenidas Leitão da Silva, César Hilal, Vitória, Maruípe, Adalberto Simão Nader [saída do aeroporto], Fernando Ferraria, Saturnino de Brito e Norte e Sul, além da rodovia ES-010.

Segundo Ivana, algumas peças estão circulando em grupo, de forma restrita, para avaliar o conteúdo do protesto, que já sofreu algumas alterações, sem, no entanto, mudar o foco principal.

O advogado André Moreira, do movimento ES em Luta – Impeachment Já, disse nesta segunda-feira ter garantido 15 painéis, ressaltando que esse número pode crescer nos próximos dias, considerando que poderão entrar recursos para a produção de mais cartazes.

Em São Mateus, faixas com o “Fora Bolsonaro” e “Você não é bem-vindo aqui”, junto com cruzes representando as mortes por Covid-19, já começaram a ser instaladas por movimentos sociais em locais estratégicos da cidade.

MST-ES

Programação

O andamento da CPI da Covid no Senado, com depoimentos que responsabilizam diretamente Bolsonaro pelo elevado número de mortes causadas pela doença, provocou alterações na programação da visita. Foi cancelado o passeio de moto pela Terceira Ponte e a participação dele na concentração prevista para a Praça do Papa. 

Mais Lidas