Sábado, 27 Abril 2024

Partidos de direita fazem filiações para as eleições de outubro deste ano

marcelo_santos_pre_candidatura_pablo_muribeca_divulgacao Divulgação
Divulgação

Podemos e o Partido Renovação Democrática (PRD), legendas do campo da direita com lideranças relevantes no contexto político do Estado, avançam no número de prefeituras comandadas por seus filiados e se movimentam para garantir espaços nas eleições de outubro deste ano. Com as novas filiações, o Podemos passará a ter nove prefeitos. O PRD, legenda ligada ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, formaliza aliança com a pré-candidatura de Pablo Muribeca (Republicanos) à Prefeitura da Serra.

O PRD é presidido por Joelma Costalonga, diretora da Casa dos Municípios, e funciona sob a coordenação de Marcelo Santos, que, apesar de estar filiado ao Podemos, passou a ser o homem forte do partido, nascido da fusão do Patriota com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A ampliação do espaço político de Marcelo ocorre no momento em que seu nome é cogitado, no mercado político, como um dos postulantes a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCES).

O respaldo do PRD ao deputado estadual Pablo Muribeca, segundo interlocutores ligado ao parlamentar, "vai além de uma mera aliança política; é um endosso ao compromisso de Pablo Muribeca com uma gestão focada em renovação". Além do seu partido, o Republicanos, Muribeca articula apoio de outros partidos, como o DC, PSD e PMB, todos do campo da direita bolsonarista.

Já o Podemos, nesta quinta-feira (1), promoverá evento de filiação e discussão de estratégias para as eleições municipais de 2024, com pré-candidatos a prefeito e vereador. Ingressarão no partido os prefeitos André Fagundes, de Nova Venécia, no norte do Estado, e Romero Endringer, de Santa Leopoldina, na região serrana, juntamente com os vice-prefeitos, Ozeias Baldotto, de Itarana, também na região serrana, e Marcos Rauta, Santa Leopoldina, além da ex-prefeita de Montanha, Iracy Baltar, no extremo-norte, e outras lideranças de diversos municípios capixabas.

O partido, presidido no Espírito Santo pelo deputado federal Gilson Daniel, tem o comando de duas prefeituras na Grande Vitória, com os prefeitos Arnaldinho Borgo, de Vila Velha, e Wanderson Bueno, de Viana. São dos quadros do Podemos, também, o senador Marcos do Val, o deputado federal Victor Linhalis e os deputados estaduais Marcelo Santos (presidente da Assembleia Legislativa), Alexandre Xambinho, Allan Ferreira e Lucas Scaramussa.

Para Gilson Daniel, a meta do partido é o fortalecimento da agremiação com a eleição do maior número de prefeitos e vereadores nas 78 cidades do Estado. "Esse evento é de extrema importância para o partido. Passaremos a ter em nossos quadros nove prefeitos, que vêm fazendo gestões de destaque e excelência em seus municípios", disse.

Com as duas novas filiações, o Podemos passará a contar com nove prefeitos. Além dos de Vila Velha e Viana, o quadro de gestores municipais é formado, no norte do Estado, por André Fagundes, em Nova Venécia; Fernanda Milanese, em Boa Esperança; e Mateusinho Vasconcelos, em Conceição da Barra. Na região do Caparaó, por Marcos Jauhar, em Guaçuí; e Romário Vieira, em Iúna. Há ainda Nei Castelari, em Rio Novo do Sul; na região sul; e Romero Endringer, em Santa Leopoldina, região serrana.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/