22.7 C
Vitória
sábado, setembro 7, 2024

Leia Também:

PCdoB reafirma apoio à reeleição de Euclério um dia depois da convenção

Prefeito de Cariacica formalizou seu nome na disputa, com o apoio de Renato Casagrande

O apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Cariacica ao prefeito, Euclério Sampaio (MDB), foi reafirmado nesta segunda-feira (22) pelo presidente municipal da legenda, Nelson Baby, um dia depois da convenção partidária, com a participação de 15 legendas, que formalizou o nome do prefeito à reeleição. A decisão ainda passa por conversas entre os integrantes das nacionais da Federação Brasil da Esperança, que o PCdoB integra, juntamente com o PV e o PT.

A saída do PCdoB da aliança coloca em situação desconfortável a pré-candidatura da professora Célia Tavares, do PT, agravada com o fato de o PV, outro partido federado, insistir em lançar o ex-vereador Heliomar Costa Novais como candidato. A questão é o tema de conversas que irão ocorrer até o próximo domingo (4), quando o PT realizará a convenção para homologar o nome que disputará a majoritária.

“O nome de Célia foi homologado pela Comissão Executiva Nacional, em 27 de maio”, explica o presidente municipal do PT, Luiz Gaurink, ressaltando que o impasse deve ser discutido levando em conta regras da Justiça Eleitoral que normalizam as federações partidárias.

Para o vereador Nelson Baby, o motivo de o PCdoB se afastar é justamente porque a candidatura de Célia foi decidida na cúpula, sem considerar os outros integrantes da federação. “Tivemos apenas uma reunião”, afirma, e enfatiza que “a o atual prefeito mantém Cariacica com o apoio do governador Renato Casagrande, como acontece em Vitória”.

Esse apoio foi visto em vídeo exibido na convenção organizada por Euclério, em que Casagrande destaca a “parceria com a atual gestão de Cariacica e diz ter a certeza que a população está acolhendo e irá continuar acolhendo o que a gente fez nesses últimos meses, uma transformação efetiva, mostrando como é forte a parceria, o trabalho junto”.

Na convenção, Euclério Sampaio anunciou a ex-secretária municipal de Governo e Recursos Humanos Shymenne Benevicto de Castro (PSB) como candidata a vice-prefeita e disse que “vai manter Cariacica no caminho da união, do desenvolvimento econômico, da atração de investimentos e das obras que mudam a vida da população para melhor”. E lembrou: “Extremismo não leva ninguém a lugar nenhum”.

Estiveram presentes representantes do PSB, PSD, Republicanos, União Brasil, Democracia Cristã, Agir, Podemos, PP, PMB, PDT, PRD, PSDB, Novo e Cidadania. Com exceção do Novo, todos os diretórios fizeram suas convenções no mesmo espaço.

Mais Lidas