domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Pesquisa Datafolha anima militância para lançar pré-candidatura de Contarato

Senador foi convidado para o evento deste domingo, em Vitória, mas ainda não confirmou participação

Ag. Senado

O lançamento imediato da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado está confirmado para este domingo (29), segundo Século Diário divulgou com exclusividade, organizado pela militância do PT desde essa quinta-feira (26), ainda mais animada com a pesquisa Datafolha, que apontou o ex-presidente Lula com 48% e Jair Bolsonaro (PL) com 27% das intenções de votos. O percentual significa chance de vitória no primeiro turno e fortalece os movimentos em torno de Contarato, à espera de definições no âmbito nacional.

Convidado, Contarato ainda não confirmou presença no evento, que deve contar com a participação de vários nomes da chapa de deputados federais e estaduais e também ao Senado, a ser lançada formalmente no dia 11 de junho.  

A ação articulada pela base petista no Estado, que será realizada na sede de lazer do Sindicato dos Bancários (Sindibancários-ES) no Forte São João, em Vitória, a partir das 8h30, é organizada em meio à indefinição da Executiva Nacional, que negocia apoio ao pré-candidato do PT ao governo paulista com o PSB, legenda do governador Renato Casagrande, que se opõe a essa aliança, cuja consolidação afeta em cheia seu projeto de reeleição.

Os organizadores do ato em favor de Contarato mobilizam a militância com a preocupação de não contrapor a Nacional e também a direção estadual do partido, que programou para o dia 11 de junho uma concentração. Desta feita, com a presença do senador, quando serão anunciados formalmente nomes do partido das disputas majoritárias e proporcionais deste ano.

Desde que Fabiano Contarato foi anunciado como pré-candidato ao governo, em fevereiro deste ano, a militância do PT se movimenta no sentido de consolidar essa articulação, que dependia da formalização da aliança do PSB em torno do ex-presidente Lula, cuja eleição é prioridade para o partido.

Redes sociais e reuniões em comitês de bairros são os meios utilizados para divulgar os projetos. O Comitê da Praia do Canto, criado recentemente, promove reuniões semanais e lançou em abril o projeto “Chorinho na Praça”, em que apresenta música essencialmente brasileira, aos sábados, das 11 às 14 horas, na Praça dos Namorados, nas proximidades do Iate Clube. É um espaço aberto ao público, que começa a ser valorizado, abrindo canais naturais de convivência social.

Pesquisa

De acordo com os números da pesquisa, Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro, ampliando a vantagem para o segundo turno, com 54% dizendo não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 33% de Lula. Ciro Gomes (PDT) tem 7%; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 2%; Pablo Marçal (Pros), 1%; e Vera Lúcia (PSTU), 1%.

Os candidatos Felipe d’Ávila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Mais Lidas