25.5 C
Vitória
sábado, setembro 7, 2024

Leia Também:

PL e PP encaminham chapa de oposição na eleição majoritária de Iúna

Empresário Ronaldo Rafar é o pré-candidato a prefeito, tendo o ex-vereador João Elias Horths como vice

Redes sociais

Em Iúna, município de 28,5 mil habitantes do Caparaó capixaba, o empresário Ronaldo Rafar (PL) e o ex-vereador João Elias Horths (PP) deverão formar uma chapa de oposição como pré-candidato a prefeito e vice, respectivamente. Nas eleições municipais de outubro deste ano, o atual prefeito, Romário Vieira (Podemos), tentará a reeleição.

A informação foi confirmada por João Elias Horths nesta quarta-feira (24), em contato com Século Diário. “A gente é oposição à atual administração. Estamos vendo se a gente se une para não sair mais de um candidato contra o prefeito atual e ter uma disputa mais acirrada. Senão, a gente perde a eleição. Quanto mais candidato tiver, melhor para a administração”, argumenta.

Ronaldo Rafar é um produtor rural de 37 anos e nunca ocupou cargo político anteriormente. Filiado a um partido de extrema direita, ele fez uma postagem em suas redes sociais, no último sábado (20), sobre o Dia da Consciência Evangélica, data celebrada como feriado municipal em Iúna. João Elias, por sua vez, foi vereador por cinco mandatos, presidente da Câmara Municipal e secretário municipal de Agricultura.

De acordo com o ex-vereador, a articulação da frente de oposição inclui também o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Democracia Cristã (DC), e há conversas, ainda, com o Partido Renovação Democrática (PRD), mas sem uma definição. A convenção da chapa está marcada para o próximo dia 3 de agosto.

Se a coligação se concretizar, outros dois ex-vereadores terão que renunciar às suas respectivas pré-candidaturas: Penha Barros (DC) e Everaldo Sales (PRD). O empresário Maurilo Vieira (Agir) é mais um pré-candidato a prefeito em Iúna, mas estaria mais distante dos principais blocos adversários deste ano.

Já o atual prefeito Romário Vieira, que é empresário, ainda não tem uma definição sobre quem será o seu vice. Um dos nomes especulados é o do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Ramos Furtado. Atualmente, o servidor público aposentado Claudio Deps (MDB) ocupa o cargo de vice-prefeito.

Em 2020, Romário venceu a eleição por uma diferença de apenas 138 votos para o segundo colocado, o então prefeito Coronel Weliton. Em 2022, Weliton foi eleito deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB, que se tornou o PRD), e tem dialogado com a oposição em Iúna.

Mais Lidas