Na próxima sexta-feira (23), o PMDB de Vitória realiza eleição para a escolha de seus membros. A eleição será na sede do partido, que fica na Praia do Canto. Serão eleitos os 45 membros e 15 suplentes, além da Executiva e dos membros da comissão de ética.
A eleição acontecerá em todos os diretórios municipais do partido até o próximo dia 25 deste mês, por determinação da Nacional. As escolhas dos novos diretórios municipais são uma preparação para a escolha do diretório e da Executiva Estadual, que acontecerá no próximo ano.
Por isso, além da composição das municipais, serão escolhidos delegados e suplentes, que participarão da eleição da Regional no próximo ano. Em 2010, o atual presidente regional do partido, o deputado federal Lelo Coimbra, teve o controle do partido garantido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, em visita ao Estado para o encontro estadual do PMDB.
Lelo comandou o partido na eleição daquele ano e também nas movimentações municipais deste ano. Mas não deve estar à frente do partido na disputa estadual de 2014. As incompatibilidades internas com lideranças históricas e o desempenho do PMDB na disputa municipal de outubro devem complicar uma recondução do parlamentar à presidência do partido.
No comando do PMDB Estadual, Lelo tem privilegiado os interesses do ex-governador Paulo Hartung, o que prejudica o crescimento do partido. O resultado desse movimento é a queda do número de prefeituras que o partido conquistou na eleição de 2008.