Em Nova Venécia, mesária distribuía propaganda de candidato. Em São Domingos do Norte, bandeiras em um bar
A Polícia Militar registrou duas ocorrências de boca de urna em dois municípios do interior do Estado, durante a manhã deste domingo (30), em que os brasileiros definirão seu presidente da República e, em 12 estados, seus governadores, pelo mandato 2023-2026.
Às 8h48, um grupo foi interceptado com bandeiras de um candidato, em um bar no centro da cidade, ao lado da EEEFM São Domingos do Norte. Portar bandeiras, em grupo, é proibido pela Lei Eleitoral (nº 9.504/97), que permite apenas usos individuais e silenciosos, e ainda camiseta, adesivo e boné.
Segundo a PM, mediante a denúncia da promotoria eleitoral, “de imediato a equipe esteve no local e flagrou a situação” e que “dois envolvidos, juntamente com duas bandeiras, foram encaminhados até o DPM, onde assinaram um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência] e foram liberados. O material com a publicidade foi apreendido.
Às 9h45, a ocorrência foi em Nova Venécia, próximo ao Centro Comunitário do bairro Bonfim. O acionamento dos militares foi feito por uma fiscal partidária. A denúncia relata “uma mesária [que] estava conversando muito com os eleitores que se encontravam na fila e pedindo voto para um candidato”.
No local, os PMs também encontraram uma bolsa com adesivos de outro candidato. “Ambas foram conduzidas até a unidade de polícia judiciária, para esclarecimentos”, acentua a nota.