quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Posse de tucano no Turismo é demonstração interna de força de Colnago

O governador em exercício, César Colnago, dá posse nesta terça-feira (26) ao novo secretário Estadual de Turismo, Nerleo Caus. A posse já vem repercutindo no cenário político do Estado, como uma tentativa de fortalecimento de Colnago na disputa pela presidência do PSDB capixaba, que faz convenção no dia 11 de novembro.
 
Nerleo é empresário no ramo de hotelaria, atividades da área imobiliária e revenda de derivados de petróleo. Formado em Direito, ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (Abih-ES) e diretor de Comunicação e Finanças do Sindipostos-ES. 
 
Na classe política, a escolha de Nerleu é vista como técnica por sua experiência na área. Mas o fato de ele ser presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), ligado ao PSDB, dá à troca de secretário uma conotação política. A posse acontece em um momento em que o vice-governador busca fortalecimento político para a disputa interna do partido. 
 
Hartung, propositalmente, programou a nomeação no período em que está fora do Estado, para que Colnago use a posse de um tucano como respostas às alas do PSDB que estão insatisfeitas com o espaço dado por Hartung ao partido. Por isso, era importante o governador em exercício fica livre para garantir seu espaço e recuperar musculatura para dentro do partido. Neste sentido, ao dar posse a um companheiro de partido, ele fala para dentro do ninho como um nome em condições de garantir os espaços no governo para o PSDB e a amenizar as queixas internas. 
 
Isso porque as lideranças tucanas nunca foram chamadas para conversar sobre ocupação de espaços, muito pelo contrário algumas lideranças perderam espaço, como Ricardo Santos e Willian Galvão, além de Luiz Paulo Vellozo Lucas. O partido não tem indicações políticas no governo. As acomodações de lideranças do partido não se dão pela reserva de espaço partidário e sim por outras afinidades.
 
Outro movimento do governador em exercício, que também é visto como um movimento para dentro do PSDB foi o fato de Colnago estar circulando também com o deputado estadual Marcus Mansur, o que mostraria valorização dos quadros do partido. 
 
O prefeito de Vila Velha Max Filho e Colnago são, por ora, os dois tucanos que se colocaram para a disputa pelo comando da legenda. O processo interno sofre a influência do cenário de 2018. Se Colnago vencer, a tendência é que o partido permaneça no palanque do governador Paulo Hartung no próximo ano. Mas se Max Filho assumir o comando do partido, o PSDB tende a se tornar mais independente do Palácio Anchieta. 
 
O Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, é outro que pode entrar na disputa pelo comando do partido. Com Luiz Paulo, a expectativa é o rompimento com Hartung e o lançamento de candidatura própria do PSDB ao governo.

Mais Lidas