Lorenzo Pazolini e Ricardo Ferraço aproveitaram feriado para ampliar visibilidade

Na antecipadíssima corrida visando a disputa eleitoral pelo Governo do Estado em 2026, nenhum gesto ou ação é gratuito. Sendo assim, nesse feriado da Semana Santa, pré-candidatos aproveitaram para se promover utilizando um item valorizado das tradições culturais estaduais: a torta capixaba.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), bem a seu estilo, fez a festa no Festival da Torta Capixaba da Ilha das Caieiras, encerrado no domingo (20): publicou vídeo “cozinhando” cocada, dançou, abraçou crianças, comeu torta e sancionou uma lei que reconhece a Torta Capixaba como Patrimônio Cultural, Imaterial e Gastronômico de Vitória.
Ao seu lado estava a vice-prefeita, Cris Samorini (PP), que parece já estar sendo preparada para assumir o comando do Executivo municipal a partir do ano que vem. Outra presença ilustre foi a do vereador Armandinho Fontoura (PL). Se antes se colocava como um parlamentar “independente”, Fontoura tem ficado cada vez mais próximo de Pazolini – que, por sua vez, tem deixado aflorar o seu lado bolsonarista, em meio às articulações de seu partido com o Partido Liberal (PL).
No campo político oposto, o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), optou por uma estética menos histriônica. Em vídeo especial divulgado nas redes sociais, ele aparece na casa de uma integrante da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, que lhe serve torta capixaba. O vídeo destaca os ingredientes da torta e tradição da panela de barro, e Ricardo aparece como uma espécie de entrevistador da paneleira.
Menos despachado que o adversário, Ricardo Ferraço tem feito um trabalho mais ativo de comunicação este ano, para tentar se manter como o “plano A” do governador Renato Casagrande para sucedê-lo. A missão é reverter o histórico que remete a 2010, ano em que o então governador Paulo Hartung (sem partido) retirou o apoio a sua candidatura ao Governo do Estado, em meio a desconfianças sobre a sua capacidade de emplacar eleitoralmente.
Não à toa, outros pré-candidatos do campo governistas aguardam com ansiedade no “banco de reservas” de Casagrande. Entre eles estão os prefeitos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), e de Cariacica, Euclério Sampaio (a caminho do União); o ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT), atual secretário de Estado de Desenvolvimento; e o deputado federal Da Vitória (PP).
Todos eles também aproveitaram para fazer vídeos e fotos de divulgação com a torta capixaba nesse feriado. A exceção foi Euclério Sampaio, que, recuperando-se de problemas de saúde, deu maior ênfase a registros de descanso com a família e mensagens sobre a Páscoa.