27.1 C
Vitória
sábado, setembro 7, 2024

Leia Também:

Pré-candidaturas do PSB no sul do Estado enfrentam disputas internas

Polêmicas sobre escolhas de candidatos a prefeito surgiram em Muniz Freire, Muqui e Alegre

Em pelo menos três cidades do sul do Espírito Santo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) enfrenta disputas internas para a escolha de pré-candidaturas a prefeito. Em Muniz Freire, Muqui e Alegre, a sigla tem se desdobrado para que a indicação de um único candidato entre dois possíveis não deixe cicatrizes.

Dito Silva, Frei Paulão e Romário Brasil. Foto: Redes Sociais

No caso de Muniz Freire, o atual prefeito, Dito Silva, se filiou ao PSB neste ano, oriundo do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Entretanto, Dr. Delson, que cumpriu dois mandatos à frente do Executivo municipal como filiado socialista, também se coloca como pré-candidato e quer levar a disputa para a convenção partidária, que deverá ser realizada até 5 de agosto.

Nessa quinta-feira (11), uma nota sobre o assunto assinada pelo presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, foi compartilhada em aplicativos de mensagem, informando que Dito Silva tem o “total apoio do partido” e do governador Renato Casagrande (PSB). Entretanto, a nota não foi publicada nas páginas oficiais dos socialistas nas redes sociais, e nem nas de Gavini.

“Vejo com perfeita normalidade o posicionamento do diretório estadual. É comum, também, o governo apoiar quem tem mandato. Só não entendo o motivo de tanto barulho. Se o diretório tem certeza da vitória do prefeito na convenção, por que o medo de mim?”, critica Dr. Delson.

Os demais pré-candidatos a prefeito da cidade são: Márcia Oliveira, ex-secretária municipal na área de Assistência Social e esposa de Dr. Delson, e Dra. Mariana, que renunciou ao cargo de vice-prefeita em abril (ambas do PSD); Dr. Carlinho (Pros), que foi prefeito de 2017 a 2020; Evandro Paulúcio (PDT), vice-prefeito no mesmo mandato de Carlinho; o ex-vereador Roberto Paulúcio (PRD), sobrinho de Evandro; Márcio Bolzan (PT), professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e o vereador Agenor Favoreto Filho (PDT).

Papéis invertidos

Em Muqui, o conflito entre prefeito e ex-prefeito se repete, mas com papéis invertidos. Em maio, Frei Paulão, que já teve dois mandatos no Executivo municipal e um terceiro que foi cassado, anunciou que seria o pré-candidato a prefeito do PSB no lugar de Cacalo, atual mandatário que tem a possibilidade de tentar a reeleição. Paulão, que apoiou Cacalo em 2020, afirmou que estava “tudo alinhado” entre os dois, sem nenhum conflito.

Entretanto, segundo informações de bastidores, as questões não ficaram tão bem resolvidas assim. Cacalo tem participado da pré-campanha de seu colega de partido, mas a frustração por não poder sequer disputar o pleito parece inevitável, e o seu futuro no PSB está em aberto.

O argumento do diretório municipal para tirá-lo da disputa, segundo os bastidores locais, diz respeito a um suposto mau desempenho em pesquisas eleitorais, mas Frei Paulão também não esconde a vontade pessoal de voltar ao comando da prefeitura, após os anos de inelegibilidade.

O principal adversário do candidato do PSB em Muqui será o ex-vereador Sergio Luiz Anequim, o Camarão (PL), tendo José Marcos de Castro (PSDB) como vice. O pediatra Dr. Wesly (Republicanos) também aparece como uma terceira via na cidade.

Situação pacificada

Em Alegre, por sua vez, a situação parece pacificada, apesar de uma confusão inicial. O diretório municipal trabalhava com o nome da educadora Lucy Sader, mas depois foi surpreendido com a indicação do ex-vereador Romário Brasil pela Executiva estadual. Romário foi candidato a prefeito de Alegre pelo extinto Democratas (DEM), em 2020, e ficou em segundo lugar.

O lançamento oficial da pré-candidatura de Romário aconteceria nessa sexta-feira (12), mas foi adiado para o próximo dia 21 de julho. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem dialogado com o PSB em Alegre desde o ano passado, e poderá indicar o portuário Jorcy Filho como vice.

Os demais pré-candidatos a prefeito de Alegre são Nirrô (PP), que tentará a reeleição, e Antonio Belmiro Gonçalves, que foi candidato na eleição municipal de 2020 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).


PSB tem dois pré-candidatos a prefeito em Alegre

Ex-vereador Romário Brasil e educadora Lucy Sader terão que travar disputa interna pela indicação da sigla


https://www.seculodiario.com.br/politica/psb-tem-dois-pre-candidatos-a-prefeito-em-alegre

Mais Lidas