Filiação afeta ex-senadora Rose de Freitas, do mesmo grupo político, derrotada nas últimas eleições
O prefeito de Barra de São Francisco (noroeste do Estado), Enivaldo dos Anjos (sem partido), tem encontro marcado com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice, Ricardo Ferraço (MDB), para definir em qual partido deverá se filiar. “Se eu for disputar, será o Senado”, disse Enivaldo a Século Diário nesta sexta-feira (20). “Vou decidir filiação com os convites do PSB e do MDB com Renato e Ricardo. Estarei com eles semana que vem”, acrescentou.
A filiação de Enivaldo afeta a ex-senadora Rose de Freitas (MDB), do mesmo grupo político, derrotada nas últimas eleições, que seria deslocada para concorrer à Câmara Federal, afirmam os meios políticos. Em 2022, Enivaldo apoiou a campanha de reeleição de Rose, a pedido do governador, divulgando inclusive uma carta aberta à população.
O prefeito de Barra de São Francisco descartou a reeleição, apesar de bem avaliado nos meios políticos e ter concretizado a posição de liderança nas regiões norte e noroeste do Estado, onde se concentra o segundo maior eleitorado capixaba, depois da região metropolitana, por conta de entregas de sua gestão, do bom relacionamento com Casagrande e e Ricardo Ferraço.
Rompido com o vice-prefeito, Dr. Gustavo (Republicanos), Enivaldo desmente informações sobre atraso no pagamento de servidores. “Isso é campanha política”, rebate, e destaca, referindo-se ao vice: “Ele não é doutor nada, teve um cursinho de administração que nunca mostra e se intitula oposição aqui”.
Com cinco mandatos de deputado estadual, tendo sido líder do Governo Casagrande na Assembleia, e ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TCES), Enivaldo é apontado como nome com possibilidade de fechar a chapa com Casagrande para o Senado em 2026, a se confirmar sua saída do governo para Ricardo Ferraço iniciar o processo de sucessão.
Enivaldo mantém uma posição discreta sobre nomes que poderiam merecer o apoio para sucedê-lo. No mercado político, porém, são apontados o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves; o controlador-geral do município, Wanderson Melgaço, e a secretária de Educação, Delma Kerr, há oito anos na função, sobre quem recai os maiores elogios.