Com a confirmação da migração do prefeito de Itapemirim Luciano Paiva do PSB para o Pros, os socialistas devem trabalhar com um plano B para disputar a prefeitura do balneário sulista. No município, os comentários são de que as conversas do partido têm se intensificado para o lado do DEM. As lideranças dos dois partidos já cogitariam a candidatura da ex-prefeita Norma Ayub, mulher do presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (ambos do DEM).
A saída de Luciano Paiva é mais uma baixa importante no PSB. Recentemente, o ex-governador Renato Casagrande denunciou nas redes sociais o assédio do governador Paulo Hartung (PMDB), por meio de seus interlocutores ou mesmo diretamente, a prefeitos socialistas. Luciano seria mais um arrebatado. A estratégia do governador seria desidratar a base de Casagrande, enfraquecendo seu principal adversário político no Estado.
A contrapartida de DEM a esse possível apoio do PSB a Norma, viria em Cachoeiro de Itapemirim, também no sul, reduto eleitoral de Ferraço, que deve ficar de fora da disputa, mas se comprometeria em apoiar um candidato socialista, que tanto pode ser o vereador Alexandre Bastos quanto Victor Coelho, irmão do deputado estadual Glauber Coelho, morto em um acidente automobilístico, em 2014. À época, Glauber era filiado ao PSB.
Victor Coelho estava filiado ao PDT desde o início do ano, mas com a entrada do secretário de Assistência Social do Estado, Rodrigo Coelho, no partido, ele preferiu se manter longe do adversário do seu grupo político em Cachoeiro.
Nessa terça-feira (29), Victor anunciou sua filiação ao PSB, pelas redes sociais. Em 2012, Ferraço apoiou a candidatura de Glauber Coelho à prefeitura de Cachoeiro, quando o deputado ainda era filiado ao PR, mas o grupo perdeu a disputa contra o atual prefeito Carlos Casteglione (PT), que tinha o apoio palaciano e de Hartung.
Os comentários nos meios políticos locais são de que Ferraço não estaria disposto a disputar a eleição em Cachoeiro, já que a cidade tem problemas financeiros e uma alta demanda social. Já em Itapemirim, a eleição de Norma Ayub seria uma prioridade para o grupo.
Desde o início do ano, Theodorico Ferraço vem expondo sua insatisfação com o tratamento dispensado pelo governador. Como presidente da Assembleia, o deputado tem se sentido preterido em suas demandas, sobretudo para sua base política no sul do Estado.
Essa insatisfação pode vir a aproximar o demista do principal adversário de Hartung, seja para ampliar alianças visando as eleições estaduais, seja para provocar uma reação do governador Paulo Hartung e retomar o diálogo com o Palácio Anchieta.