Toninho Bitencourt e seu vice, Willian Duarte, divulgaram toda a equipe de uma só vez
Toninho Bitencourt (Podemos), o prefeito eleito de Marataízes, no litoral sul, e Willian Duarte (MDB), o vice-prefeito eleito, anunciaram de uma só vez, nessa sexta-feira (6), todos os nomes que atuarão no primeiro escalão da gestão municipal a partir de 2025. São 24 pessoas no total, sendo 19 secretários, dois assessores, um superintendente, um ouvidor e um procurador-geral.
O prefeito eleito não divulgou informações detalhadas sobre a biografia dos componentes de sua equipe, mas muitos deles são conhecidos na região. O filho de Toninho, Eduardo Mancini Bitencourt, fará parte da gestão como secretário de Assistência Social, Habitação e Trabalho. Dayani Bittencourt Barbosa, nova secretária de Controle Interno, também é da família do novo chefe do Executivo municipal.

Um dos nomes que chama a atenção é o do empresário Breno NilRegi. Dono de uma conhecida rede de padarias em Marataízes, Breno foi bem votado como candidato a deputado federal, em 2022, pelo extinto partido Patriota, e chegou a ser especulado como possível candidato na disputa eleitoral deste ano, o que não ocorreu.
Dentre os anunciados, pelo menos oito já tiveram experiência na gestão municipal de Marataízes: João Batista Filho (novo secretário de Administração); Jorge Luiz Benevides de Oliveira (secretário de Educação); Rodrigo Lugão (secretário de Obras); Luciano Sansão Teixeira (secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável), Thiago Silva Alves, o Foca (secretário de Serviços Urbanos); Valquíria Araújo Goulart (secretária de Finanças); Luiz Fernando da Silva Pedra (secretário de governo); e Agisse Melchíades de Souza (ouvidor).
Agisse Melchíades, Luciano Sansão e Thiago Alves, inclusive, ocuparam cargos na gestão do atual prefeito, Tininho Batista (PSB), e Valquíria Araújo é a atual controladora-geral municipal. João Batista Filho, por sua vez, apesar de ter sido secretário em outra gestão de Toninho Bitencourt, era considerado, até há pouco tempo, uma liderança religiosa ligada a Tininho, mas que trocou de lado.
Thiago Alves e Agisse Melchíades também já tiveram mandatos como vereador, assim como Elci Fernandes da Rocha, novo secretário de Pesca. Dos anunciados, foram candidatos a vereador este ano Áureo Rodrigo da Silva Falcão (Agir), o Aurinho, policial militar e dono de uma empresa de segurança privada, que será o novo secretário municipal de Segurança; e a agricultora Ziene Costa (Podemos), nova secretária de Saúde.
Toninho Bitencourt teve um mandato como prefeito de Marataízes, de 2005 a 2008. Depois de perder quatro eleições seguidas, conseguiu se eleger novamente para o cargo no pleito deste ano, com 52% dos votos. O vereador Luiz Almeida (Republicanos), candidato apoiado pelo atual prefeito, obteve 33,48% dos votos, e Jaiminho Machado (PL), atual vice-prefeito, conseguiu 14,48% dos votos.
O novo prefeito herdará um cenário de caos administrativo a ser deixado por Tininho Batista. No início deste mês, Tininho ordenou a paralisação de seis obras no município, alegando queda de arrecadação e necessidade de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também há denúncias de problemas graves em serviços públicos de saúde e assistência social.
Confira a relação completa dos da equipe de Toninho Bitencourt:
– João Batista Filho – Secretário de Administração
– Josiene da Costa Pinto Pereira (Ziene) – Secretária de Saúde
– Jorge Luiz Benevides de Oliveira – Secretário de Educação
– Eduardo Mancini Bitencourt – Secretário de Assistência Social, Habitação e Trabalho
– Diones Neves Vieira – Secretário de Esporte
– Áureo Rodrigo da Silva Falcão – Secretário de Segurança
– Maristela Leonardo Silva – Secretária de Cultura
– Breno Viana (NilRegi) – Secretário de Turismo
– Rodrigo Lugão – Secretário de Obras
– Adriedson Brandão Leal – Secretário de Agricultura
– Gelcimar Benevides da Silva – Secretário de Interior
– Adriano Pereira da Silva – Secretário de Meio Ambiente
– Thiago Silva Alves (Foca) – Secretário de Serviços Urbanos
– Euci Fernandes da Rocha (Negão) – Secretário de Pesca
– Cecílio de Almeida Fernandes – Secretário de Transporte
– Valquíria Araújo Goulart – Secretária de Finanças
– Gutemberg dos Santos Souza – Assessor na Secretaria de Finanças
– Luciano Sansão Teixeira – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
– Luiz Fernando da Silva Pedra – Secretário de Governo
– Dayani Bittencourt Barbosa – Secretária Municipal de Controle Interno
– Agisse Melchíades de Souza – Ouvidor
– Rodrigo Carvalho – Superintendente da Comunicação
– Letícia Peterli – Assessora Direta
– Thiago Pereira Sarmento – Procurador-Geral