quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.8 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Prefeitos têm até o dia 13 para fazer inscrição de chapas na Amunes

Teve início nesta segunda-feira (6) e segue até dia 13 próximo, o período de inscrições dos prefeitos do Estado interessados em disputar a nova diretoria da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Durante o dia de hoje, porém, nenhuma chapa foi registrada. A eleição será no próximo dia 28 de março.

A expectativa é de que a semana seja de muita articulação para a composição das chapas a serem registradas, o que significa também a busca de aproximação entre os interessados em busca de consenso ou diminuição do número de candidatos.

Nos meios políticos, a tendência observada é de que a disputa caminhe para uma polarização entre o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV) e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), o que para a classe política representaria um embate entre o grupo do ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o do governador Paulo Hartung (PMDB).

Enquanto Daniel está em plena campanha, Zanon vem evitando falar sobre o assunto, o que pode ser uma estratégia palaciana, a de entrar só na reta final das inscrições para evitar um desgaste de campanha antecipado. Além deles, o prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), demonstrou interesse pela disputa, ainda no ano passado.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), também já havia se movimentado neste sentido. O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (PMDB) também demonstrou interesse na disputa pela presidência da entidade. Mas dificilmente todos esses nomes estarão na eleição. A tendência é de que as lideranças se unam em composições de chapas.

Mais Lidas