quinta-feira, janeiro 2, 2025
31.6 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 2, 2025
quinta-feira, janeiro 2, 2025

Leia Também:

Primeira quinzena do governo Hartung é marcada por ataques a antecessor

O governador Paulo Hartung completa nesta quinta-feira (15) seus primeiros 15 dias de governo. Neste período, a atuação do governador tem sido em dois movimentos: um de investir no discurso de crise causada, segundo ele, pelo descontrole fiscal do Estado, que tem como consequencia um segundo ponto: a desconstrução da imagem do antecessor, Renato Casagrande (PSB).
 
Hartung foi a Brasília e se reuniu com 11 ministros desde sua posse, graças à reaproximação com uma antiga desafeta, a senadora eleita Rose de Freitas (PMDB), que vem conseguindo levar o governador para as audiências com o governo federal. 
 
Mesmo com as críticas de Hartung à presidente Dilma Rousseff, no período da campanha eleitoral, Rose de Freitas tem conseguido contornar qualquer animosidade com os ministros da presidente. Se com o governo federal Hartung conseguiu acesso e promessas, o mesmo não foi feito com os prefeitos. Os gestores municipais vieram com o pires na mão atrás do governo, mas receberam um cordial “tapinha nas costas” seguido de um sonoro “não”. 
 
Todos esses movimentos servem para reforçar o discurso de desequilíbrio fiscal que Hartung vem pregando desde a campanha eleitoral. Além disso, os cortes nos gastos e a reformulação do Orçamento 2015 servem para reforçar o discurso de incompetência de seu antecessor.
 
Para os meios políticos, essas movimentações de Hartung têm o objetivo de manter a disputa com Renato Casagrande depois da eleição, no sentido de desidratar sua imagem política e desgastá-lo como uma figura com musculatura para dividir a liderança política do Estado.
 
O ex-governador, porém, vem mantendo vigilância constante às críticas de seu sucessor e rebatendo os ataques à sua gestão pelas redes sociais, enquanto isso vem buscando se movimentar, tanto no campo nacional como no estadual, para formar um grupo de oposição ao governo Hartung. 

Mais Lidas