Ex-vereador Romário Brasil e educadora Lucy Sader terão que travar disputa interna pela indicação da sigla
Em Alegre, na região do Caparaó do Estado, o cenário eleitoral apresenta uma situação inusitada. A poucos meses do pleito municipal de outubro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) está dividido entre dois pré-candidatos a prefeito: Romário Brasil e Lucy Sader.
Funcionário aposentado do Banestes, Romário Brasil foi vereador em Alegre por três mandatos. Em 2020, se candidatou a prefeito pelo extinto partido Democratas (DEM), e ficou em segundo lugar. Neste ano, já filiado ao PSB, tem se apresentado novamente como pré-candidato.
Antes disso, porém, o diretório municipal do PSB também indicou Lucy Sader como pré-candidata. Lucy é professora da rede pública e, atualmente, gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, conhecido colégio da cidade.
Em abril, Romário foi registrado em uma foto para as redes sociais do PSB ao lado do presidente estadual da sigla, Alexandre Gavini, e dos deputados estaduais Janete de Sá e Tyago Hoffmann, sempre apresentado como o pré-candidato do partido em Alegre. Apesar disso, nos bastidores, o diretório municipal tem mantido o apoio a Lucy.
Neste ano, o cenário eleitoral de Alegre terá a tentativa de reeleição do prefeito Nemrod Emerick, o Nirrô, que se elegeu em 2020 pelo Solidariedade (SD), mas migrou para o Progressistas (PP). Nirrô também foi vice-prefeito de 2013 a 2016, na gestão de Paulo Lemos, e se candidatou a prefeito em 2016, sem sucesso.
Já o Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha com o nome de Jorcy Filho como pré-candidato a prefeito em Alegre. Jorcy é diretor na Federação Nacional dos Portuários e, a princípio, se colocava como pré-candidato a vereador, mas o PT tem indicado a necessidade de um nome próprio no pleito. Em 2020, a sigla teve Alexandre Nazario como candidato a prefeito, o quinto colocado.
Outro pré-candidato a prefeito citado em Alegre é Antonio Belmiro Gonçalves. Na eleição passada, ele foi candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Século Diário tentou contato com Romário Brasil e Lucy Sader para tratar da disputa interna no PSB, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.