Sábado, 27 Abril 2024

PT define apoio a Luiz Capinzal como pré-candidato a prefeito de Marataízes

tininho_luiz_redes Redes Sociais

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itapemirim, no litoral sul do Espírito Santo, vai apoiar o pré-candidato a prefeito Luiz Almeida (Republicanos), conhecido como Luiz Capinzal, nas eleições municipais deste ano. A sigla também poderá indicar um integrante para ser vice na chapa que concorrerá representando o bloco do atual prefeito, Tininho Batista (PSB), mas essa definição ficará mais para a frente nas articulações eleitorais.

Tininho Batista e Luiz Capinzal. Foto: Redes Sociais

A decisão foi tomada na noite dessa segunda-feira (25), em reunião do diretório. Parte dos filiados manifestava resistência em apoiar Luiz, considerado bolsonarista, mas a direção aproveitou a ausência de alguns militantes – sobretudo daqueles ligados à tendência interna Resistência Socialista – para fazer valer a vontade.

Atualmente, o PT de Marataízes está na base do prefeito Tininho, que foi petista no passado, tendo inclusive presidido o diretório municipal. João Antonio Neto, presidente da sigla em Marataízes na atualidade, é um aliado de Tininho e já ocupou várias secretarias municipais durante sua gestão.

Junto ao PT, Luiz Capinzal deverá ter entre seus apoiadores as demais siglas que compõem a Federação Brasil da Esperança: Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). A informação é de que os dois partidos estão enfraquecidos no município atualmente.

Filho do ex-vereador Aldelino Marques de Almeida, Luiz Capinzal está em seu quinto mandato no parlamento municipal. Ele foi presidente da Câmara de Marataízes entre 2021 e 2022 e entre 2009 e 2010, e primeiro-secretário de 2007 a 2008. Agricultor da comunidade de Capinzal, no interior do município, também já ocupou a Secretaria Municipal de Agricultura. Seu nome não é um consenso na base do prefeito, mas Tininho tem reiterado sua escolha em meio a boatos sobre uma possível mudança.

Articulações

Os demais pré-candidatos a prefeito em Marataízes também têm intensificado suas articulações. Toninho Bitencourt (Podemos), ex-prefeito que ficou em segundo lugar na eleição de 2020, é quem mais tem agregado apoiadores. Nas últimas semanas, tem dialogado bastante com o vereador Willian Duarte (PSDB), que vinha se colocando como pré-candidato a prefeito, e o empresário Breno Nilregi (PRD), dono de uma das maiores redes de padarias do município.

Nilregi, aliás, recebeu expressiva votação em sua candidatura a deputado federal em 2022 e chegou a ser cogitado como pré-candidato a prefeito. Depois, declarou apoio à pré-candidatura do também empresário Júnior do Jucy, que acabou não vingando.

Por sua vez, Jaiminho Machado (PDT), vice-prefeito rompido com Tininho, também tem tentado conseguir apoios de peso. Fontes ligadas a ele afirmam que o vice-prefeito conseguiu se articular com o Progressistas (PP), de Theodorico Ferraço, deputado estadual e ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim que mora em Marataízes atualmente. Seu grupo também aposta em uma queda do favorito Toninho, como ocorreu em outras eleições.

'Quero continuar o trabalho do prefeito Tininho'

Pré-candidatura de Luiz Vereador terá o apoio do atual chefe do executivo de Marataízes em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/quero-continuar-o-trabalho-do-prefeito-tininho

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/