sexta-feira, setembro 27, 2024
28.8 C
Vitória
sexta-feira, setembro 27, 2024
sexta-feira, setembro 27, 2024

Leia Também:

PT luta para ter mais vereadores em eleição que pode acabar no 1º turno

Partido empreende esforços para ampliar número de cadeiras, hoje restrito a Karla Coser

“Está muito difícil, pois dependeremos do crescimento de toda a oposição ao atual prefeito ou da queda do seu percentual”. A frase, de um filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi dita a pouco mais de uma semana das eleições municipais, ao analisar o cenário em Vitória, com Lorenzo Pazolini (Republicanos) líder da disputa e o petista João Coser em um distante segundo lugar, de acordo com as pesquisas, com tendência da votação ser concluída ainda no primeiro turno, em 6 de outubro.

Como a oposição a Pazolini mantém os mesmos percentuais, com ligeiras oscilações, o PT passa a empreender mais esforços para ampliar o número de representantes na Câmara Municipal, hoje restrito à vereadora Karla Coser, alvo de pressões da maioria do colegiado, não só por ser mulher, mas também por conta das alianças de seus colegas de plenário com o atual prefeito.

Ao mesmo tempo, o partido explora, nas peças de propaganda eleitoral no rádio e TV, declarações de apoio de lideranças como o deputado federal Helder Salomão, campeão de votos na eleição de 2022, da deputada federal Jack Rocha, presidente estadual da legenda, da deputada estadual Iriny Lopes, e do ex-deputado José Carlos Nunes, secretário de Esportes do governo Casagrande. Todos têm participação ativa na campanha de João Coser e de alguns candidatos à Câmara, que somam 14.

No mercado político, como já analisado em Século Diário, a previsão é de que a Federação Brasil da Esperança, que reúne ainda o PV e o PCdoB, faça de duas a três vagas no legislativo municipal. Além da permanência da Karla e do vereador Luiz Paulo Amorim (PV), as apostas indicam os nomes do Professor Jocelino, Professor Aguinaldo e Ranieny Ferreira. Petistas mais otimistas, porém, projetam até quatro vagas, sendo três do partido e a de Luiz Paulo Amorim.

Sem contar com a visita do presidente da República, mergulhado em campanhas de capitais onde o PT tem mais chances, João Coser exibe na TV e na redes sociais, na reta final de campanha, uma peça onde Lula aparece e declara seu candidato em Vitória. Nessa quinta-feira (26), o candidato do PT recebeu o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, para uma reunião com representantes desse setor sobre o apoio do governo federal.

Ja Karla Coser, nesta sexta-feira (27), reúne apoiadores em Gurigica, bairro onde são registradas ocorrências policiais violentas, enfatizando a necessidade de Vitória ser “uma cidade onde meninas e mulheres vivam com dignidade e livres de violência”.

Os outros concorrentes do PT à Câmara de Vitória são Ana Paula Guzzo, Silvio Jacaré, Robertinho, Alfredo do Bar, Antonia Alves, Cida São Pedro, Dete Gomes, Gecy Sapateiro, Mel Rosário e Valdomiro Rodrigues. No PV, os demais candidatos são Beth da Vila Rubim, Carlos Eduardo Cajú, Cleo Silva e Fabricio Costa, enquanto o PCdoB tem o ex-vereador Namy Chequer e Fernanda Gomes.

Mais Lidas