Federação Brasil da Esperança conta com dois vereadores no município do litoral norte do Estado
A Federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), deverá apoiar a tentativa de reeleição do prefeito Dr. Coutinho (PP) em Aracruz, no litoral norte do Estado. O bloco partidário conta com dois vereadores, Vilson Jaguareté (PT) e Rhayrane Pedroni (PCdoB), que também buscarão novos mandatos nas eleições municipais de outubro deste ano.
As conversas ainda estão sendo concluídas com os filiados da federação, mas a decisão já é dada como certa. Segundo informações dos bastidores locais, a avaliação por parte das siglas é de que Dr. Coutinho faz um bom mandato, e não há lideranças dentro desse bloco partidário capazes de sustentar uma candidatura própria este ano.
Além disso, os demais pré-candidatos a prefeito que estão no mercado eleitoral de Aracruz são todos considerados de extrema direita. Um dos nomes apontados é o do delegado Leandro Sperandio, que chegou a se filiar ao Partido Liberal (PL) e participar de uma marcha bolsonarista em Brasília, mas depois acabou migrando para o Republicanos, do deputado estadual Alcântaro Filho.
Com a saída do delegado, o PL indicou como pré-candidato a prefeito em Aracruz o pastor Marcelo Souza, presidente do diretório municipal da sigla. A empresária Luciene Cavallieri também foi convidada para entrar na disputa majoritária pelo Partido Liberal, mas recusou o convite devido a compromissos corporativos.
Outro pré-candidato a prefeito de Aracruz é o agricultor Tico Selvatici, que, na última quarta-feira (23), assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), sigla que lançou o Major Wallace Vieira em 2020, o terceiro colocado.
Já o prefeito Dr. Coutinho, conhecido médico em Aracruz, está em sua primeira experiência em cargo público. Em 2020, quando estava filiado ao Cidadania, venceu o então vereador Alcântaro Filho por uma diferença de apenas 162 votos, e o então prefeito, Jones Cavaglieri (SD), que ficou em quarto lugar. Em 2022, Alcântaro elegeu-se deputado estadual, e era cotado novamente para a disputa majoritária neste ano, mas anunciou apoio a Leandro Sperandio.
Nas eleições de 2020, o PCdoB já havia apoiado Dr. Coutinho. Já o PT lançou um candidato próprio, Adilson Simão, que ficou em sexto lugar, e o PV estava na coligação de Evilasio Costa (PDT), o quinto colocado.
Outras siglas que deverão apoiar Dr. Coutinho este ano são Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).