segunda-feira, janeiro 13, 2025
26.6 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Raquel Lessa nega que disputas políticas levaram ao fechamento de hospital em São Gabriel da Palha

A deputada estadual e ex-prefeita de São Gabriel da Palha (noroeste do Estado), Raquel Lessa (SD), reagiu às declarações, feitas em fevereiro de 2014 pelo dono do estabelecimento e ex-prefeito do município, Luiz Pereira, e recuperada em reportagem publicada na última segunda-feira (14), por ocasião da visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aos hospitais do município, Fernando Ferro e Santa Rita.

O Hospital e Maternidade Santa Rita está fechado desde 2010, mesmo com estrutura completa montada para prestar atendimento ao município e aos do entorno. O hospital foi fechado por suspeitas de irregularidades nos repasses de verbas da União e teve a diretoria denunciada pelo Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES) por suposta prática de crime de estelionato contra o Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, Luiz Pereira do Nascimento apontou, em 2014, que as denúncias foram motivadas por uma perseguição política de grupos políticos rivais.

Em comunicado enviado a Século Diário, a deputada, que também é integrante da Comissão de Saúde, afirmou que na época em que a instituição foi fechada era prefeita e nunca fez denúncia e muito menos emitiu documento pedindo o fechamento do hospital. Segundo a deputada, a saúde era municipalizada e todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) que o hospital realizava eram auditadas como mandava a lei. Quando o MPF constatou as irregularidades, o próprio dono do hospital resolveu fechá-lo até que tudo fosse resolvido.

O hospital poderia ter continuado com as suas atividades, fazendo atendimento particular. Só não poderia atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), já que estava sendo investigado pelo MPF-ES. Ela também afirmou que nunca houve nenhum tipo de perseguição política, até porque a deputada jamais disputou uma eleição com Luiz Pereira. A deputada disse ainda que sempre fez política pensando no bem comum e no desenvolvimento da região.

Mais Lidas